Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Torta Cremosa de Queijo e Mel(Honey Cheescake)

Ingredientes:

Massa: 
· 200 g de biscoito maisena em migalhas
· 5 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Recheio: 
· 2 1/3 de xícara (chá) de ricota fresca
· 400 g de cream cheese
· 1/2 xícara (chá) de mel
· 1/3 de xícara (chá) de açúcar
· 4 ovos batidos
· 1 colher (chá) de essência de baunilha
· 2 colheres (chá) de suco de limão
Cobertura: · 1/2 xícara (chá) de mel
Modo de preparo:
Massa: No liquidificador, bata o biscoito até obter uma farofa. Junte a manteiga e misture. Forre o fundo e a lateral da forma(redonda, com 22 cm de diâmetro). Alise com uma colher. Reserve na geladeira enquanto prepara o recheio.
Recheio: Aqueça o forno em temperatura média. No processador de alimentos, bata a ricota com o cream cheese até obter uma mistura cremosa. Junte o mel e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição. Junte a essência de baunilha e o suco de limão e bata até ficar homogêneo. Recheie a forma reservada e leve ao forno por 50 minutos ou até o recheio ficar ligeiramente firme. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Leve para gelar por três horas. Na hora de servir, desenforme sobre um prato e derrame o mel sobre a torta.
Fica maravilhoso!!!
Para acompanhar: café, chá de menta ou espumante brut.
A Ricota
De origem italiana, a ricota é produzida a partir do soro de leite de vaca (bem poucas são elaboradas com soro de leite de ovelha). Quando se faz o queijo, o leite deve ser antes coagulado, separando a parte sólida (massa para fazer queijo) da líquida (soro). Nessa separação, a parte líquida ainda contém um pouco de sólido, que pode ser recuperado. Para isso, ferve-se o soro e a parte sólida (pequenos pedaços brancos) vem à superfície. Em seguida, essa mistura é coada, resultando num produto mole, esbranquiçado, que nada mais é do que a ricota. Uma ricota de boa qualidade deve ser firme, mas jamais sólida, e não deve esfarelar (a verdadeira ricota derrete na boca). Pedaços grosseiros de coágulos resultam num produto de qualidade inferior. Evite as ricotas de textura granulosa e arenosa e as que apresentam umidade excessiva. Existe ainda a ricota defumada, usada para ralar.
Fonte: Revista Água na Boca.

2 comentários:

Beta Tiossi disse...

Bela torta! Fiquei com vontade de colocar um pouco dessa compota de laranjas do outro post em cima! humm
bjs

Angela Escritora disse...

Também adorei, mas esse cream cheese é que dificulta tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...