Queridos, hoje inauguro, com esta receita, a categoria de "churrascos/parrilla" aqui no blog. Vivendo há anos com um marido que é o melhor assador que conheço, acumulamos algumas experiências(preparando e comendo por aí), muitas receitas e dicas, livros, revistas etc. E é ele que me presta consultoria nesta categoria. Não nego que tudo que sei, aprendi com ele.
Outra coisa: há muitos leitores homens que adoram fazer uma carninha nos fins de semana, reunir amigos e familiares. Como blogueira, tenho que agradá-los também, certo? E não é só coisa de homem, mulheres também dão conta de preparar um bom churrasco!
Com relação a apreciar e se deliciar com um bom churrasco, tenho certeza que não há distinção de sexos, é unanimidade: todos amam um churrasco bem feito!
Compartilho com vocês aqui nossas receitas e dicas.
Ingredientes:
- 2 steaks de fraldinha pesando cerca de 200g cada um
- 1 pitada de sal
Modo de Preparar:
Carne naturalmente suculenta e saborosa, é levada à grelha sem nenhum tempero a uma distância de 25cm do braseiro forte durante 10 minutos de cada lado. Depois de grelhado, polvilhe com sal dos dois lados e sirva.
– Receita integrante do cardápio do restaurante
Parrilla Puerto Madero, Moema, São Paulo
Dica: Quando for calcular a quantidade de carne a ser comprada e preparada, leve em conta que um adulto come em média 300 g de carne por pessoa.
Harmonização: um vinho da uva tannat.
O que é a "Fraldinha" ?
A fraldinha também chamada de bife do vazio ou vazio , é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal, representando aproximadamente 2,62 % da carcaça.
É também chamada de aba de filé. No corte de costela minga, a fraldinha é a ponta com carne. Conhecido como vacio (espanhol), bavette d´aloyau (francês) ou thin flank (inglês).
Parte constituída de feixes musculares mais grossos e longos, é um corte muito saboroso que fica bom em ensopados, picados, cozidos, carne moída, carne recheada, carne desfiada (carne louca), caldos e sopa. Pode ser assada em churrasco ou na grelha, devendo ser cortada em tiras grossas.
Dicas para a hora de comprar sua carne para churrasco:
• A cor deve ser vermelho puxando para o rosado, evitando carnes vermelho escuro (queimadas pelo excesso de tempo no gelo).
• Existem cortes mais claros e mais escuros, dependendo se a região do boi é mais ou menos irrigada de sangue (a picanha e o vazio são das mais irrigadas, macias e suculentas).
• No caso específico da costela, atenção ao corte transversal do osso. Osso chato e grande é vaca velha na certa. Ossos pequenos e arredondados são de novilho.
• A graxa (gordura) não pode ser amarelo escuro - animal velho -, deve ser clara, cor de manteiga. Graxa muito branca é carne de bufálo.
• Se puder enfie o dedo na carne e sinta a sua firmeza/maciez, esse é o melhor jeito de verificar se a carne é assável.
• Se não encontrar a carne que você queria do jeito certo, procure outro corte ou ataque de carne maturada, dessas embaladas à vácuo, que são amaciadas na marra e tem procedência garantida. Não se esqueça de abrir o pacote uma meia hora antes de ir ao fogo, para tirar o "cheirinho" característico (costumo passar essa carne em água corrente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário