Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bacalhau com Legumes e Curry


Uma receita simples, fácil e rápida, muito bacana para quem não abre mão do Bacalhau na Páscoa ou outras ocasiões especiais.

Ingredientes:


1 kg de bacalhau dessalgado por 24 horas
1/3 de xícara de azeite
3 cebolas cortadas em rodelas
1 pimentão verde, sem sementes,cortado em rodelas
1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em rodelas
3 tomates cortados em rodelas
1 pimenta-malagueta amassada
1 ramo de coentro(use manjericão ou tomilho se não gostar de coentro)
1/2 colher (sopa) de curry

sal(se necessário)
Ramos de coentro para decorar(ou tomilho, alecrim, salsa...)

Modo de preparo:


Escorra o bacalhau e corte em pedaços. Reserve.Em uma panela, aqueça o azeite e arrume em camadas a metade da cebola, dos pimentões,
do tomate e dos temperos. Por cima, disponha o bacalhau e cubra com camadas dos ingredientes restantes. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos ou até que o bacalhau fique macio. Distribua nos pratos, decore com ramos de coentro e sirva. 



Rendimento: 6 porções.


Sugestão de acompanhamentos: arroz branco ou integral, purê de batatas ou batatas assadas com casca.


Dica da Janita: Esse prato pode ser feito com Cação se o preço do bacalhau estiver muito "salgado". Fica muito bom também! ;)


Harmonização: um bom sauvignon blanc.


História do Curry

A história do curry nos remete a um passado muito distante, há evidências que o tempero possa ter sido utilizado na Mesopotâmia em 1700 aC, onde descobertas arqueológicas perto da Babilônia, revelaram escritos da mais antiga receita de carne com molho picante e pão. Existem registros do uso de curry desde a Inglaterra medieval, onde foi escrito no primeiro livro sobre culinária da realeza inglesa. Nessa época ma revolução gastronômica teria acontecido quando cozinheiros da realeza utilizavam temperos semelhantes aos indianos. Historiadores acreditam ser daí o início da expressão curry que vem do inglês arcaico cury derivado da forma francesa cuire que significa cozinhar.
Muitas pessoas associam o curry apenas ao charme da cozinha indiana, apesar de sua origem, provavelmente ser indiana, tal especiaria também foi encontrada em vários países orientais como Sri Lanka, Myanmar (Birmânia), Tailândia, Malásia e Indonésia e atualmente é utilizada em quase todos países ao redor do mundo.
O curry é uma mescla de vários condimentos com sabor picante, adocicado e de cor dourada. Os componentes variam de acordo com a região em que é produzido, mas normalmente são compostos com as seguintes especiarias: cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma.
Curiosamente a palavra curry tem significado diferente na Índia, onde se refere a um molho ou até mesmo um ensopado. Segundo a indiana Camellia Panjabi chefe de cozinha e dona de um império gastronômico, que inclui uma das mais importantes redes de comida indiana em Londres (a rede Masala Zone), em um relato no seu livro “Os 50 melhores currys da Índia” a palavra curry, atualmente, quer dizer apenas molho.

É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

O Curry e a Ciência
Em recentes estudos conduzidos em universidades na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que o óleo de curcumina presente no curry pode prevenir a doença de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o óleo de curcumina aumenta a atividade enzimática e protege o cérebro contra as doenças neurodegenerativas, além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da aids e do câncer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...