Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Spaghetti alla Puttanesca


Ingredientes:
250g de spaghetti
3 colheres de azeite de oliva
3 conchas de molho de tomate pronto
8 filés de aliche (ou sardinhas anchovadas ou atum)
14 azeitonas pretas costadas em tirinhas
2 colheres de alcaparras
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
Salsinha piacada
Pimenta calabresa a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Sal ( se necessário)

Modo de Preparo:
Colocar a massa para cozinhar em água fervente com um pouco de sal, até ficar al dente(veja as intruções na embalagem do macarrão que comprar). Enquanto isso, aqueça o azeite e doure o aliche que irá se desmanchar. Acrescente a cebola e o alho, as azeitonas, as alcaparras e a pimenta calabresa. Agregue o molho de tomate e dexie cozinhando em fogo baixo. Verifique o sal e corrija, se necessário. Normalmente não precisa, pois o aliche, juntamente com as azeitonas e alcaparras já são salgadas o suficiente para salgar o molho.
Escorra a massa e coloque dentro da mesma panela com o molho. Salpique a salsinha, mexa delicadamente e  sirva colocando folhas de manjericão a gosto.

Rendimento: 2 porções.

Origem:

A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas". Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato]. Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.
São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).
De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.
Segundo a chef Jeff Smith do Gourmet frugal, era uma refeição rápida e barata que as prostitutas podem preparar entre os clientes.

Harmonização desta pasta com o vinho:

Esta é uma massa para um vinho tinto de personalidade, picancia e bom corpo. Sugestão sofisticadíssima, para dar mais glamour ao seu jantar, é o Barolo Dagromis 2003 (Angelo Gaja).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...