segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Merluza recheada com ricota
Ingredientes:
8 filés de merluza limpos
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de salsinha, manjericão e orégano frescos picados
1 xícara (chá) de ricota
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Lave os filés de merluza, seque-os e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Modele cada filé em forma de anel, prenda-os com palitos e disponha numa assadeira, untada com a manteiga. Reserve. Coloque numa tigela as ervas, a ricota e o parmesão ralado. Mexa vigorosamente até obter uma pasta e recheie os rolinhos. Leve ao forno por 10 minutos, ou até a superfície dos rolinhos dourar. Retire do forno, elimine os palitos e sirva.
Acompanhe de batatas souté ou noisette.
A merluza (do latim Merluccius, lúcio do mar, devido à sua semelhança com este peixe carnívoro de água doce) é o nome comum de vários peixes marinhos, da ordem dos gadiformes, que vivem em ambos os lados do Atlântico, no Mediterrâneo e no Pacífico. A cabeça é tão grande quanto a boca e a merluza possui dentes muito afiados. Seu corpo é alongado e é coberto por pequenas escamas.
Durante o dia, as merluzas permanecem em uma profundidade maior, retornando a superfície durante a noite para obterem seu alimento. Sua alimentação é composta de basicamente plâncton, cefalópodes, crustáceos e peixes menores. Existem registros que levam a acreditar que as merluzas possuem atos canibais. Muito cobiçado pela indústria pesqueira, apresenta uma carne saborosa e é um peixe bastante apreciado por seu filé saboroso e de sabor suave, principalmente acompanhado de alcaparras. Sua reprodução ocorre entre o final do inverno e a primavera.
Harmonização: Um bom vinho Torrontés combina bem com o prato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário