Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pé-de-Moleque


Quando meu maridão decide fazer essa receita, ninguém aqui em casa resiste! É de comer rezando!

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado,
- 1 xícara (chá) de açúcar,
- 1 xícara (chá) de leite,
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele,
- manteiga para untar.


MODO DE PREPARO:

Coloque o leite condensado numa panela funda, acrescente o açúcar, o leite e misture bem. 

Leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (por 10 minutos). 

Acrescente o amendoim, misture bem e retire do fogo. Bata com uma colher de pau, até que a massa fique opaca. 

Despeje a mistura no mármore untado, passe o rolo também untado por cima alisando a superfície e deixando-a na espessura desejada. Depois de bem fria, corte em losangos ou quadrados.

Sobre o doce:
A origem do nome vem das brincadeiras das crianças que ficavam 
brincando à beira do fogão enquanto as doceiras mexiam o taxo.
Pé-de-moleque é o nome pelo qual são chamados três tipos diferentes de doces tradicionais em diferentes regiões do Brasil.
Nas regiões sul e sudeste, o pé-de-moleque é um doce bastante relacionado às culturas caipira e açoriana.
A fabricação tradicional do doce é através da mistura de amendoins torrados e moídos que são posteriormente misturados a uma rapadura previamente derretida. A mistura é lentamente batida em fogo brando até atingir o ponto prévio à cristalização e rapidamente a mistura deve ser distribuída sobre uma superfície lisa e fria de pedra. A utilização de um tacho de cobre é desejável. Depois de resfriado o doce adquire a consistência macia que é característica do processo tradicional por incorporar o óleo do próprio amendoim macerado. Alguns grãos inteiros podem ser acrescentados à mistura.
Tal processo artesanal foi posteriormente substituído por outros similares, mais simples, ao se misturar açúcar derretido aos amendoins torrados de modo a obter um pé-de-moleque bastante rígido (igualmente popular). Assim se pôde manufaturar o doce em maior escala mantendo um padrão industrial.
O pé-de-moleque tradicional ainda pode ser facilmente encontrado nas menores cidades do interior do país. Deve ser diferenciado de outros doces similares mas que não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais como a paçoca doce (que não é cozida), o gibi, o doce de leite com amendoim, o pé-de-moleque branco (que utiliza bicarbonato de sódio) etc.
A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé-de-moleque mineiro.
Em O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há referência ao pé-de-muleque.
Em Portugal, este pé-de-moleque é conhecido como nogat.
Na região nordeste, como em Pernambuco e Alagoas, o pé-de-moleque é um bolo que faz parte da culinária junina. Ele é feito de massa de macaxeira acrescido de outros ingredientes como cafécastanhacravoerva-doce entre outros. Este pé-de-moleque é preparado com massa puba (massa de macaxeira que passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite. Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...