Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Nosso Hackepeter - entregando o ouro!

Faz séculos que prometo postar essa receita de família que faz sempre o maior sucesso quando recebemos em casa.
Tá bom, entregamos o jogo, segue a nossa receita e seus segredinhos, tim-tim por tim-tim!



Ingredientes:

1 kg de patinho(pedir para o açougueiro tirar toda a gordura e nervos) moída duas vezes
1 cebola roxa grande
4 dentes alho esmagados
Salsinha
Cebolinha
Dill
Tomilho(opcional)
1 pitada de canela em pó(esse é o toque especial, o segredinho)
um pouquinho de noz-moscada ralada
1 pimenta dedo-de-moça bem picada(sem as sementes)
Azeite de oliva(bastante, até ficar bem molhada a carne)
1 colher de shoyo
sal a gosto(colocamos 1 colher chá cheia)
pitada de ajinomoto(glutamato monossódico)
1 ovo cru
 
Modo de Preparo: Misturar tudo com as mãos e por último o ovo cru. Se achar meio "seco, botar mais azeite de oliva.
 
Dicas da Janita: Há pessoas que colocam alcaparras, mas achamos que tira o gosto dos outros ingredientes....
 
Servir fresquinho, com pães diversos, de preferência caseiros e pretos.
 
Em temperatura ambiente, não deixar por mais de 2 horas. Na geladeira pode ser guardado por horas.
 
Rendimento: 4 porções.
 
Reaproveite! Se sobrar, pode ser guardado para o dia seguinte e ser usado para fazer bolinho de carne. Basta acrescentar mais 1 ovo e farinha de rosca, fazer bolinhas e fritar ou assar.

Olha essa idéia de montagem do prato, que charme!

Origem do Hackepeter

A origem do prato é curiosa, pois vem dos tártaros, povo nômade da Ásia Central que se alimentava de carne crua, armazenada sob o lombo do cavalo, onde o alimento durava mais e amaciava ao longo do dia. Com o tempo veio a idéia de adicionar algumas especiarias e o ovo, sendo criado o steak tartare. O povo da época creditava a ingestão de carne crua a grande força dos tártaros liderados por Átila, o rei dos Hunos, e começou a difundir o prato entre quem sonhava ganhar a força desses nômades.
Este prato utiliza originalmente carne de gado crua picada na faca. Pode ser filé mignon, coxão mole, miolo de alcatra ou qualquer corte de carne que não apresente muita gordura e nervos. Hoje em dia, pela praticidade, se usa a carne moída de primeira.
Para os puristas europeus, a carne utilizada deveria ser a de cavalo, com sabor mais adocicado e suave. O steak tartare é um prato versátil, pois pode ser servido como aperitivo, entrada ou prato principal. O que se altera é o tamanho das porções e seus acompanhamentos. Geralmente é servido com fritas e salada verde.
É um prato muito apreciado na França e na Bélgica, sendo neste país conhecido como filé americano. Na Alemanha encontra-se uma variação que se chama mett e utiliza a carne crua suína. No Brasil, particularmente em Santa Catarina, encontramos a Hackepeter, que para se adequar ao paladar dos brasileiros utiliza carne de gado, incluindo na receita páprica e até conhaque em algumas receitas. É servida com fatias de broa de centeio e muita cebolinha picada. A Hackepeter e a carne de onça são exatamente a mesma receita sendo esta última é conhecida como um prato tipicamente curitibano.

Variações
Este prato tem sua receita clássica, mas aceita diversos outros ingredientes como filés de anchova, conhaque, alho, azeite de oliva, pepino em conserva, caju, nozes, etc. Descubra qual é a sua combinação de ingredientes favorita e invente uma nova receita. ;)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...