Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Penne Alla Vodka


Ingredientes:

- 500 g de macarrão penne ou gravata caseira
- 4 tomates picados em cubinhos
- 4 dentes de alho fatiados bem finos
- 1 cebola pequena
- ½ copo americano de vodka
- 200 g de bacon fatiado e picado bem pequeno
- 1 lata de creme de leite
- 3 colheres de azeite de oliva
- Salsinha fresca
- Manjerona
- Sal a gosto
Modo de preparo:

Coloque azeite em uma frigideira, adicione 4 dentes de alho picados e deixe dourar, sem queimar, em seguida a cebola picada e a salsa.
Em outra frigideira, frite o bacon fatiado bem fino e picado em pequenos pedaços. Corte 4 tomates em cubinhos, junte os molhos e deixe ferver por 5 minutos (não deixe o tomate dissolver). Complemente o tempero com sal a gosto.
Acrescente meio copo de vodka e deixe ferver por 2 minutos, até evaporar o álcool.
Coloque uma lata de creme de leite com o soro e mexa enquanto aquece e dissolve. Espalhe sobre o macarrão e salpique com majerona.
OBS: O uso de queijo ralado é opcional, não se recomenda, pois pode secar o molho e grudar a massa.
Preparo do macarrão:
Em uma vasilha com água e sal, na proporção de 1 litro para 100 g de macarrão, cozinhe o macarrão até ficar ao dente (cerca de 9 minutos, conforme o tipo). A expressão ao dente significa rijo, porém sem gosto de farinha. Mexa periodicamente durante o cozimento.
Ao escorrer reserve ½ copo da água em que se cozinhou a massa.
Espalhe o macarrão em uma travessa rasa e acrescente o ½ copo da água reservada. Mexa a massa. Acrescente o molho com o macarrão ainda quente.

Rendimento: 4 pessoas


Descobrindo mais sobre as origens da receita:

De acordo com Pasquale Bruno Jr, autor de
"The Ultimate Pasta Cookbook", o Penne Alla Vodka no Dante, um restaurante em Bologna, na Itália.
No início dos anos 70, o Orsini's(criado por Armando e Elio Orsini em NY), foi um dos mais aclamados restaurantes da época. Lá, Luigi Franzese, um italiano nascido em Nápoles, ficou famoso preparando pratos como o Penne alla vodka para frequentadores assíduos como Jacqueline Kennedy Onassis, Sami Davis Jr., Mick Jagger e diversos outros ícones da literatura, entretenimento e negócios. A receita logo tornou-se sucesso!
Já o cookbook "The Williams Sonoma Essentials of Italian"afirma que a receita foi criada nos anos 80 por um chef de Roma para uma companhia de vodka que queria popularizar seu produto na Itália.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...