Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Feliz dia do Hambúrguer!

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer. Você sabia que esta delícia de carne tem origem bastante controversa?
 
Há poucas versões sobre a origem do hambúrguer. Porém, um dado é certo: ele nasceu há muitos séculos e, contrariando a regra da grande maioria dos hábitos alimentares, que se caracterizam pela regionalidade. O hambúrguer, apesar de tido e havido como uma instituição norte-americana, só chegou ao país da coca-cola, pelas mãos de imigrantes alemães, vindos dos arredores de Hamburgo. Uma das histórias sobre sua origem remete ao séc. XVIII, quando cavaleiros tártaros moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, colocando-a sob suas selas. Após algum tempo de travessia, o alimento se transformava em uma "massa" mais macia e fácil de mastigar. Feito de Dijo do Boi.

A história do hambúrguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.

Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.

No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).
Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.
Em 1836, no restaurante Del Monico’s, em New York, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

Curiosidades:

Durante o períodos pós-guerra, o hambúrguer era muito famoso, inclusive na cultura popular. Um exemplo disso era o frequente aparecimento de hamburgueres no quadrinho Popeye, cujo protagonista era o marinheiro que comia espinafre para sustentar sua força sobre-humana; sua primeira aparição, contudo, foi como personagem coadjuvante em 17/01 de 1929 ao lado de outros personagens, incluindo J. Wellington Wimpy (muitas vezes abreviado para apenas "Wimpy" e conhecido no Brasil como Dudu), um guloso educado que era apaixonado por hambúrgueres. 
Sua frase marcante, "Pagarei com prazer na terça, por um hamburguer hoje!" (em inglês I'll gladly pay you tomorrow for a hamburger today) tornou-se famosa. Durante o auge de sua popularidade nos anos 30, Dudu passou uma imagem de que os hambúrgueres eram saudáveis para a juventude da época, e sua fama resultou na criação de uma cadeia de restaurantes fast food chamada Wimpy a sua homenagem, que vendia hambúrgueres por dez centavos.
Logo muitos outros personagens de ficção ficaram associados ao hambúrguer, como o Ronald McDonald, um palhaço desenhado por Willard Scott que surgiu pela primeira vez na televisão americana em 1963, e tornou-se famoso. Na década de 60 o hambúrguer era citado em quadrinhos undergrounds como o Zap Comix#2 do desenhista Robert Crumb, onde havia um personagem chamado "Hamburger Hi-Jinx". No final dessa década, a arte pop utilizou o hambúrguer como elemento artístico, em trabalhos de Andy Warhol (Dual Hamburger), Claes Oldenburg(Floor Burger), Mel Ramos(Vinaburger, 1965), e mais recentemente, David LaChapelle(Death by Hamburger, 2002).

A nave estelar conhecida como Millennium Falcon, projetada por George Lucas para Star Wars, foi baseada num formato de hambúrguer. Outras mídias também fazem ou fizeram frequentes aparições ou citações de hambúrgueres, como o jogo Burger Time de 1982.

Os sanduiches beirute, americano, cheeseburger e outros sanduíches ganharam os cardápios das lanchonetes a partir do séc XIX. Com a Revolução Industrial, houve popularização dos almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática, apesar de pouco nutritiva.

Entretanto, a idéia de colocar algum recheio no pão é bem mais antiga. Antes de Cristo, nos antigos rituais de Pessach, a páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se a massa misturada com alguma coisa; o próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, o conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Reza a lenda que ele comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de bridge, jogo de cartas popular entre os britânicos.

Desde então, a variedade de sanduiches aumentou. O hambúrguer, receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.
Hoje em dia a causa anda bem sofisticada e os "gourmet" estão em alta. ;)
Mas ainda assim, ninguém abre mão do simples e eternamente delicioso HAMBURGUER TRADICIONAL.

Fonte: Wikipedia.

RECEITINHA PRA FAZER EM CASA

Ingredientes:

Carne:
800g de carne moída
2 ovos
1 colher de sopa de cebola
½ xícara de farinha de rosca
1 cebola ralada
1 colher de sopa de mostarda
1 colher se sobremesa de sal
Outros ingredientes:
200g de mussarela em fatias
4 tomates em rodelas
1 alface crespa
4 fatias de bacon(opcional)
8 pães de hambúrguer
Maionese:
1 batata cozida
½ cenoura cozida
½ xícara de café de leite
½ suco de limão
1 colher de sopa de vinagre
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
½ xícara de azeite

Modo de preparo:

Carne:
Em um bowl, misturar todos os ingredientes de uma vez até ficar homogêneo.
Molde e frite os hambúrgueres na chapa.

Dica boa demais: Antes de colocar a carne na chapa ou na frigideira, faça uma leve depressão com o dedão no centro do hambúrguer (cerca de 0,5 cm para 200 gramas do produto). Assim, a carne terá espaço para ser aquecida internamente. Em contato com a chapa, a carne estufa. Com essa área no meio, ele não racha e não elimina sangue.

Maionese:
Bater no liquidificador a batata, a cenoura, o leite, o suco de limão o vinagre, o sal e a pimenta do reino até ficar homogêneo.
Sem para de bater, colocar o azeite em fio até atingir a consistência de maionese
Fritar o bacon separadamente e reservar.
Depois é só montar e servir com a maionese! 

Enjoy e FELIZ DIA DO HAMBÚRGUER! 

Rendimento: 8 Porções

Fonte da receita: Programa Hoje em Dia da TV Record por Edu Guedes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...