Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dica de Livro: As Receitas Amorosas de uma Feiticeira - O Diário Mágico de Brigitte Bulard-Cordeau

 
Desde a Idade Média, as feiticeiras manipulavam ervas medicinais, prestavam serviços espirituais e preparavam magias para conquistas amorosas. Muitas mulheres foram condenadas à fogueira por conseguirem transformar poucos ingredientes em deliciosos e apetitosos manjares. Quem duvida do poder de um prato preparado com amor?

Em As Receitas Amorosas de uma Feiticeira – o diário mágico de Brigitte Bulard-Cordeau (Les recettes amoureuses d’une sorcière), a jornalista francesa, conhecida pelas iniciais BBC, relata, com bom humor, como é possível usar os truques culinários da feitiçaria no dia
a dia e em ocasiões especiais.
Apresenta 100 opções de aperitivos, entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, que atendem as mais variadas circunstâncias amorosas. Todas elas acrescidas de curiosidades sobre botânica e história.

Vejam um trecho de uma das receitas apaixonantes, de Sorvete Ronsard:

"Por sua beleza, seu formato, a rosa é o arquétipo de flor mais conhecido. É a imagem do amor puro e paradisíaco. A suavidade e a textura aveludada das pétalas nos fazem esquecer a presença dos espinhos presentes no caule.

A rosa exala um leve perfume, que nos inebria e nos faz transcender.
O seu frescor comoveu o poeta Pierre de Ronsard, que associou essa flor à juventude frágil e perecível.
Não há nada mais adequado que este sorvete Ronsard para viver um grande amor."
 
Ao descrever as receitas, Brigitte faz referências ao mundo da feitiçaria, usando palavras como "compras e colheitas" para designar os ingredientes que serão utilizados na confecção do prato. Já o modo de preparo é substituído pela expressão "no caldeirão", por ser o local onde as feiticeiras costumam fazer suas poções. Esse recurso torna a obra inovadora e de leitura agradabilíssima, que também enche os olhos por parecer realmente um livro medieval, é cheio de detalhes bonitos. Nas páginas iniciais, a autora mostra os segredos para comprar e escolher bem os produtos, entre eles, ervas, sementes e frutas, para elaboração de cada prato. Apresenta também um glossário de técnicas básicas culinárias, como reduzir, marinar, flambar...







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Colocadas em sete capítulos, as receitas vão desde os aperitivos até as bebidas e poções, passando por saladas, sopas, cremes, carnes, peixes, sobremesas, compotas ou geleias. Em cada página, Brigitte relata aspectos pouco conhecidos sobre os produtos como sua origem, propriedades, usos, além de dicas excelentes para servir cada prato.
A exemplo das recomendações de Brigitte, temos o talharim com ervas, para o amor dar frutos. Feito com tomate, vinho do porto, presunto cru, sálvia e alecrim, pode ser saboreado em uma mesa decorada em tons de vermelho, pois, segundo ela, alegra os corações. 
Algumas receitas têm nomes engraçados, como peru diabólico (para o seu convidado “perder o sorriso angelical”) e o tubarão do fogo de deus (sugestão para quem quer “reacender a chama”).
Para quem gosta de flores comestíveis, sugere alguns doces como painço com violetas, bolinhos com flores de acácia ou violetas sobre placas de gelo, que são eficazes para fazer alguém tornar-se agradável, tornar o amor puro ou tornar um relacionamento perfeito, respectivamente.

Tudo com muito sabor, bom gosto, amor e magia! O livro é um encanto! 


No Brasil o livro foi lançado pela Editora Senac em conjunto com a Editora Boccato em um edição de tirar o fôlego que não fica atrás da francesa.
Uma edição belíssima, primorosamente ilustrada, que não deve deixar de fazer parte da biblioteca dos amantes da gastronomia em geral.

V
*Vi que tem nas Livrarias Curitiba e Catarinense. Média de R$60,00.

Mais sobre a autora:

Nasceu na Normandia, mas adotou a França como seu país desde pequena. É membro da Associação dos Jornalistas Escritores em Defesa da Natureza e da Ecologia (JNE), foi editora-chefe de três revistas sobre animais, entre elas Chat Magazine – le magazine des felins e Animal Magazine – la revue de tous les animaux, e já escreveu mais de sessenta livros sobre temas como gatos, abelhas, árvores, lobos, dinossauros, além de feiticeiras e o poder de suas magias.


Recebeu o prêmio Literário de Gastronomia Antonin Carême, em 2009, pelo livro Mes secrets de sorcière (Segredos de Feticeira).
 
No próximo post traremos uma receitinha deliciosa e mágica deste livro.
 
Au revoir!
 
Imagens: Google.

 

4 comentários:

Cláu disse...

Oi, onde posso comprar o livro aqui no Brasil? Obrigada

Cláu disse...

Oi, onde posso comprar o livro aqui no Brasil? Obrigada

Janita/Jana Gommersbach disse...

Oi, Cláu! Vi que tem esse livro nas Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba. ;)
Agradeço por sua visita! Volte sempre.
Beijinhos.

Janaina Milu disse...

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3890836/as-receitas-amorosas-de-uma-feiticeira-o-diario-magico-de-brigitte-bulard-cordeau

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...