Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Chilcano de Pisco Peruano

Oi, pessoas queridas! Tudo bem? Fim de semana gostosinho esse último, não? Por aqui, apesar de estarmos há alguns dias da Primavera, as temperaturas foram de verão. E para espantar o calorão, nada melhor que um drink bem gelado, na piscina ou na praia, curtindo com a família e amigos, não concordam?
Foi o que fizemos por aqui.

Recentemente estive no Peru, como já comentei em outros posts e, das muitas receitinhas novas que aprendi por lá, está o Chilcano, que foi meu drink favorito, até mesmo antes do tradicional, mas não menos famoso, Pisco Sour. O Pisco Sour e o Chilcano, este último bem mais leve na minha opinião, são duas paixões nacionais e lhes asseguro que é impossível não amá-los!

Provei em muitos lugares diferentes no Peru.
Virei fã incondicional do Chilcano!
Foto do Chilcano de Pisco clássico que provei no Tanta, em Lima.
 
Esse da foto acima provei na Cebicheria La Mar. Fantástico!
 
Essa foto é de um Chilcano com pimenta que estava divino e super picante!
Tirei no Restaurante La Rosa Náutica. Amei!
 
Na minha cidade há um empório onde vendem Pisco, que é a base também do Chilcano, e tratei de comprar assim que voltamos do Peru. Felizmente no fim de semana tive a chance então de fazer Chilcanos deliciosos que tornaram o calor deliciosamente suportável. 

Antes da receita é bacana falar um pouquinho sobre a origem do drink e sobre o Pisco(aguardente de uva).
Desde meados do seculo XVI (ano de 1574), os espanhóis começaram a utilizar o nome Pisco quando os monges da costa intensificaram a produção da aguardente de uva peruana, produto que rapidamente se converteu numa bebida popular por suas características muito particulares como o fato de ser incolor e de ter um alto grau alcóolico.
Existe outra variante de pisco produzida no Chile, porém o processo de destilação, componentes e grau alcóolico são diferentes, não correspondendo à qualidade do pisco produzido no Peru.

O Chilcano é quase como um "gin com soda", mas feito com pisco.
Dizem que a inspiração foi trazida pelos italianos. Estes preparavam uma bebida chamada "buon giorno" (bom dia), feita a partir de grappa e ginger ale.
Quando os italianos chegaram no Peru, mudaram o ingrediente base da bebida, substituindo a grappa por pisco. O nome pode ter duas origens, uma por causa da cidade de Chilca, no sul do Peru. E outra porque já foi tido como um drink refazedor e assim foi comparado, em termos de benefícios, a uma sopa peruana de pescados e limão chamada Chilcano.

Tradicionalmente, o refrigerante que compõem o drink é o ginger ale, mas também água tônica ou a bebida local, Inca Kola, são usadas para outras variantes.
A bebida teria perdido popularidade durante a primeira metade do século XX e, em seguida, retomou popularidade na década de 1950. Atualmente, o consumo aumentou em relação a outros coquetéis feitos com Pisco pela facilidade na preparação. Depois de cair no gosto popular, alguns bartenderes criaram outras variações, como com maçã, ervas aromáticas, sucos de frutas e até folhas de coca maceradas. Há uma versão chamada de "artesanal" que leva gengibre fresco(lá chamado de kion).

Seja como for, se tiver a oportunidade de conhecer o Peru, não deixe de provar a bebida, que é deliciosa em todas as suas versões!

No Peru, em Lima, Cusco, Arequipa e algumas cidades do interior, todo ano acontece o Chilcano Week. É realizado em Janeiro. A Semana del Chilcano é uma iniciativa de chefs e empresários que buscam difundir essa preparação e promover o consumo de Pisco e a internacionalização da bebida, que a cada ano encanta mais os paladares do mundo. Um bom período para agendar uma viagem para o Peru!
Desejando saber mais sobre o evento, acesse: http://www.semanadelchilcano.com/ .

Compartilho aqui a receita com vocês, do Chilcano de Pisco tradicional, igualzinha a que fazem lá e a que faço em casa pra matar saudades do Peru.
Ingredientes:
1 dose de pisco peruano
1 colher de chá de suco de limão
cubos de gelo
4 - ginger ale
4 gotas de amargo de angostura(opcional)

*coloco sempre folhas de hortelã , mas é opcional.
*Ginger Ale compro sempre da Schweppes.
Modo de Preparo: num copo alto, coloque o gelo, o pisco, a angostura e o suco de limão, nessa ordem. Por último, complete a taça com a ginger ale ou soda limonada.

*esse mughug lindo de maçã que aparece na foto foi feito pela Lil'art, pelas mãos da talentosa Marilia Toledo.

Fiz uma outra versão do Chilcano neste fim de semana, com Schweppes Grape Fusion no lugar do Ginger Ale, e com os gelinhos em forma de caveira(amo!).
Ficou uma delícia muito fofa!
Vejam a foto:

Fotos: Todas de acervo pessoal, exceto da Schweppes.

Curtiram? Façam!
Salud!
Beijinhos e boa semana.


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...