Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pfannkuchen mit Räucherlachs(panquecas com salmão defumado)

Aprenda a preparar este delicioso e leve prato típico alemão, da região de Hessen.


Ingredientes:

80g de farinha de trigo
150ml de leite
2 ovos
1 bandeja de surubim defumado
2 bandejas de salmão defumado
100ml de creme cheese
1 limão e um pouco de sal
ervas frescas a gosto(cebolinha, salsinha, dill)

Modo de Preparo: Misture o leite com os ovos e acrescente, lentamente, a farinha de trigo peneirada. Derreta uma colher de chá de manteiga em uma frigideira e adicione à massa, começando pelo centro. Frite até dourar por baixo. Misture o cream cheese com um pouco de suco de limão e sal. Abra a panqueca e passe o creme fino.

Cubra com uma fatia de salmão defumado e uma fatia de surubim defumado. Polvilhe as ervas.

Embrulhe a panqueca e deixe-a descansar por 30 minutos antes de servir.

Sirva frio, cortado em rodelas(caracóis) se quiser servir como aperitivo ou entrada. Veja fotos(foto 1 - aperitivo e foto 2 - entrada):

Inteiras e acompanhadas de uma salada verde, são um excelente e leve prato principal.

Gastronomia, dados e Curiosidade sobre Hessen

Hessen é um dos 16 estados (Länder) da Alemanha, na região central do país. Ocupa uma superficie de aproximadamente 21 mil quilômetros quadrados e tem mais de seis milhões de habitantes, sendo o quinto Land mais povoado da Alemanha. A capital é Wiesbaden e a maior cidade Frankfurt am Main, onde está localizado um dos maiores aeroportos do mundo e um centro financeiro de grande importância.

Pode-se dizer que a cozinha tradicional de Hessen é um conjunto de receitas interdependentes de suas comarcas vizinhas durante muitos anos. A cozinha desta comarca possui, em cada prato, muitas variantes, já que cada família tem tradições diferentes de elaboração de seus próprios pratos. Não obstante, as influências provem do norte da cozinha de Turíngia e pelo sul com as especialidades da cozinha da Francônia.

É típico da cozinha de Hessen os pratos com bases de batatas e pão. Em alguns casos, até muito similares à pizza italiana, onde há a massa estendida sobre o que acrescentam diferentes alimentos, existem diferentes variantes : Bloatz, Zwiebelkuchen (com cebolas), Speckkuchen (com bacon) , etc.

A região de Hessen é uma das comarcas vinícolas de Alemanha.
Nos arredores de Frankfurt está a bela região vitivinícola de Rheingau. À beira do rio Reno, espalham-se vinhedos dominados pela mais famosa uva produzida na Alemanha, a riesling. Wiesbaden, a capital de Hesse, é uma pequena cidade com elegantes avenidas, conhecida por suas fontes de águas quentes que atraem visitantes há tempos – as termas Kaiser-Friedrich-Therme foram construídas no estilo art déco em 1913. 

Ainda na região há Kassel, uma cidadezinha que se tornou famosa por ter sido uma das hospedagens dos irmãos Grimm, alemães responsáveis por registrar, em livros, contos populares reproduzidos até hoje – Branca de Neve e Cinderela são dois dos mais famosos.


Handkäs mit Musik (queijo moldado a mão), Pfannkuchen mit Räucherlach (panquecas recheadas com salmão defumado servidas com molho verde) são pratos típicos de Hessen. 


Veja outros:
Frankfurter grüne sauce:

Este molho verde, tradicional de Frankfurt, foi inspirado na salsa verde italiana. A receita oficial leva sete ervas, incluindo cerefólio, agrião, salsa, azeda e cebolinha – algumas também têm endro; outras são mais simples e não seguem a lista de sete ervas à risca. Pronto, o molho une-se à uma maionese com ovos cozidos picados e creme azedo. O grüne sauce costuma acompanhar carnes cozidas, ovos, batatas e aspargos.

Frankfurter kranz:

Encontrado nas melhores konditorei, doçarias da Alemanha, é um bolo assado em uma forma de pudim. Três camadas da massa, feita com manteiga, farinha, ovos, limão e rum, são intercaladas com um creme de açúcar, gema de ovo e, mais uma vez, rum. O mesmo recheio cobre o bolo, que é, então, enfeitado com migalhas de biscoito e cerejas em calda. Em outras versões, a cobertura pode ser substituída por praliné ou creme à base de baunilha.

Kartoffeltorte:

Torta de batata típica de Hesse, particularmente do distrito de Fechenheim, perto de Frankfurt. Tem massa fofa, feita com batatas cozidas, ovos, açúcar, suco de limão, amêndoas e semolina.

A batata, aliás, entra em vários outros pratos do estado de Hessen, como o kartoffelgemüse (em que é cozida com bacon em caldo de carne) e o sachsenhäuser bäckerkartofflen (gratinada).

Um comentário:

Especialidades do Mar disse...

Olá Jana!!

Obrigado pela dica de receita, com certeza faremos por aqui também!

Boa semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...