Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pasta de feijão carioquinha


Receitinha fácil e nutritiva

Ingredientes
2 colheres de óleo de girassol
1 cebola pequena
2 xícaras de feijão carioquinha cozido e drenado
1 xícara de caldo de feijão
¼ de xícara de coentro fresco picado
2 dentes de alho
Sal a gosto

Modo de preparo
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite a cebola picada e o alho, até ficarem dourados. Acrescente o feijão e o caldo, misture bem. Tempere com sal e coentro fresco. Deixe engrossar o caldo. Leve ao liqüidificador e bata até obter uma massa lisa. Volte a massa para a frigideira até ficar bem espessa. Sirva com nacho chips, torradas ou pão sírio.

Serve: 6 pessoas

O Feijão CARIOQUINHA

Em meado dos anos 60 o Instituto Agronômico de Campinas iniciou estudos e pesquisas sobre uma nova variedade surgida através de mutações e cruzamentos naturais. O trabalho de escolher as melhores plantas e selecionar os grãos deram início ao surgimento do Feijão Carioquinha ou Carioca assim chamado porque lembrava as calçadas de Copacabana do Rio de Janeiro.
o Feijão Carioquinha é um dos mais tradicionais grãos consumidos no Brasil. Ele é rico em ferro e por isso, é uma fonte valiosa de energia. É muito mais produtivo e resistente as pragas do que as outras variedades.
O Carioca é uma variedade bicolor do Phaseolus Vulgaris.
Hoje é praticamente uma referência nacional. Representa 80% do mercado brasileiro e mais de 90% do consumo de São Paulo. 
Esse alimento é muito rico nutricionalmente, além das proteínas, o feijão é excelente fonte de:
• Ferro “não heme”- forma encontrada nas fontes vegetais e de menor absorção pelo nosso organismo. Entretanto, quando na mesma refeição são consumidos alimentos fontes de vitamina C como a laranja, esse ferro "não heme" tem sua absorção aumentada.
• Fibras solúveis - que modulam os níveis da glicose sanguínea, regularizam o hábito intestinal e colaboram na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
• Minerais: cálcio, magnésio, zinco
• Vitaminas do complexo B
  O consumo em quantidades média de feijão está sendo associado à diminuição de riscos de doenças como o diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nessa leguminosa, os fitoquímicos, os compostos fenólicos e os flavonóides.
Para 100 g :
Feijão carioca
 Energia
Ptn 
 Lip
 Cho
 Fibra
Cálcio 
 Ferro
Potássio 
 Kcal
 (g)
 (g) 
 (g)
 (g)
 (mg)
 (mg)
(mg) 
 76
 4,8
 0,5
 13,6
 8,5
 27
 1,3
 255




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...