Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Creme de Espinafre

Evelyn Müller
Receita de Carlos Bertolazzi, do Zena Café


Ingredientes:
Para o Creme de Espinafre
2 maços de espinafre
2 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
1 cebola cortada grosseiramente
1 dente de alho
Orégano fresco
Mangerona fresca
Coalhada fresca
Croutons
Azeite aromatizado com alho
Modo de Preparo: 
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Adicione as batatas e cubra com água. Em seguida coloque o orégano e a mangerona e cozinhe até que as batatas estejam no ponto. Reserve
Em outra panela, ferva bastante água com um pouco de sal e branqueie as folhas de espinafre (sem o talo), transferindo-as imediatamente para um recipiente com água e gelo. Processe a batata e a cebola junto com o espinafre adicionando a água do cozimento até obter um creme. Sirva acompanhado da coalhada fresca e decore com os croutons.
Rendimento: 6 pessoas 



Sobre o Espinafre:


O espinafre (Spinacia oleracea) é tinia Quenopodiácea, que provavelmente procede do Oriente.

O espinafre é uma excelente fonte de antioxidantes e antagonistas do câncer. Ele contém quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais luteína do que o brócolis. É rico em fibras que ajudam a diminuir o colesterol, além de ser uma verdura que possui um alto valor nutritivo.
O espinafre é também uma fonte notável de clorofila e vitamina A. Seu uso interno é considerado um ótimo auxiliar nos tratamentos cosméticos, pois ele ajuda a restaurar o funcionamento do intestino. Assim, reduz os índices de impureza da pele, deixando-a mais clara e facilitando a remoção das manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares.
O espinafre é rico em ferro, por isso, é recomendado às pessoas anêmicas, escleróticas e desnutridas, pois revigora o sangue e vence a fadiga. Esta verdura é boa também para combater a pressão arterial alta, a hemofilia, cálculos renais, menstruação escassa e dolorida, artrites, escoburto e diarréias.
As folhas verde-escuras do espinafre contêm muitos outros nutrientes valiosos, especialmente antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. Por exemplo, o espinafre é rico em carotenóides — pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos ajudam a prevenir o câncer de pulmão e da próstata.
Embora apresente inúmeros benefícios nutricionais, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, o que atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros minerais. Para anular este efeito, coma espinafre com outros alimentos ricos em vitamina C. O consumo de espinafre em excesso não é recomendado para pessoas com problemas renais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...