Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Erva-doce ao azeite de oliva e vinho

Divulgação
Ingredientes:



  • 2 bulbo(s) de erva-doce, sem folhas e limpo
  • 1 cebola em fatias finas
  • 5 ramo(s) de tomilho
  • 1 xícara(s) de chá de caldo de carne
  • 1/2 xícara(s) de chá de vinho branco
  • sal e pimenta-do-reino
  • azeite

  • Modo de Preparo:
Em uma panela média, aqueça um pouco de azeite e nele doure os bulbos de erva-doce dos 2 lados. Quando estiverem dourados, retire-os da panela, adicione mais um pouco de azeite na panela e refogue a cebola até que fiquem transparentes. Volte os bulbos de erva-doce à panela, junte o vinho, o caldo, 4 raminhos de tomilho e um pouco de sal. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até que a erva-doce esteja bem macia e o molho, espesso. Retire a erva-doce da panela, continue com o molho no fogo e acerte o sal e a pimenta. Corte cada bulbo ao meio, no sentido horizontal. Em cada prato, coloque 1 metade de erva-doce, regue com molho e decore com folhinhas de tomilho.

ERVA-DOCE

A erva-doce é uma planta de bulbo grosso e carnudo (que é a parte comestível) e folhas delicadas, utilizadas no preparo de molhos e sopas. Das raízes se extrai uma essência usada para aromatizar doces, massas e bebidas. A erva-doce foi introduzida no Brasil pelos primeiros colonos portugueses, que lhe atribuíam extraordinárias propriedades medicinais. Nessa época, as pessoas acreditavam que a erva-doce curava a dor de cabeça, combatia a caspa e a miopia, regulava o funcionamento dos rins e até tomava férteis as mulheres estéreis. Com o passar do tempo, essas propriedades foram sendo desacreditadas, permanecendo apenas suas qualidades de erva digestiva e estimulante. Destilada, a erva-doce entrou também na fabricação de licores deliciosos, como o absinto e o anisete.
A erva-doce é rica em sais minerais e substâncias aromáticas, que funcionam como estimulantes dos sucos gástricos.
Na hora de comprar, escolha bulbos brancos e bem formados, cujo miolo não seja saliente, se estiver muito barrigudo é sinal de que já passou do ponto e seu sabor é forte demais. Para comprar, calcule uma erva-doce para duas pessoas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...