Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pasta alla Carbonara


Ingredientes:

500 G DE ESPAGUETE(massa caseira ou fresca)
150 G DE BACON picado em cubos bem pequenos
1 CAIXA DE CREME DE LEITE
4 COLHERES DE SOPA RASA DE AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM
1 CEBOLA RALADA
2 DENTES DE ALHO
3 GEMAS
NOZ MOSCADA A GOSTO
QUEIJO PARA POLVILHAR

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão até ficar al dente.
Em uma panela(de preferência Wok), aqueça o azeite, reforgue a cebola, o alho e o bacon.
Separadamente, numa vasilha, bata as gemas e acrescente o creme de leite. Reserve.
Escorra o macarrão quando estiver pronto, não precisa escorrer muito bem, pois um pouquinho da água até é bom. Despeje na panela e misture com os refogados.
Após misturado e quente, acrescente a mistura de gemas com creme de leite, misture e sirva rapidamete com queijo polvilhado sobre a massa.

Dica: Não deixe virar uma omelete. Sirva logo que pronto e não requente. A massa deve ficar "molhadinha".

Origens e curiosidades:

Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa.Tal como a maior parte das receitas tradicionais, as origens deste prato são obscuras, existindo diversas lendas. Por vezes, refere-se que possa ter nascido na Roma antiga. O nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição suculenta para os trabalhadores do carvão na Itália.
Outros dizem que antigamente era feita sobre grelhadores de carvão. Ainda outros sugerem que as manchas pretas de toucinho e pimenta se assemelham a pequenos pedaços de carvão, o que poderia explicar o nome. Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta italiana.
O prato não era conhecido antes da II Guerra Mundial, não estando presente no livro clássico da culinária italiana La Cucina Romana, da autoria de Ada Boni, datando de 1927. Pensa-se que terá tido origem em zonas montanhosas fora de Roma e não dentro da cidade, mais concretamente nos montes apeninos. A sua popularidade começou após a segunda guerra mundial, quando muitos italianos comiam ovos e toucinho fornecidos por tropas dos EUA. Também se tornou popular entre as tropas norte-americanas estacionadas na Itália. Quando regressaram a casa, tornaram a receita popular nos EUA.
Outras teorias apontam que o primeiro a dar-lhe um nome foi o escritor culinário napolitano Ippolito Cavalcanti, que publicou a receita pela primeira vez no ano de 1939, no seu livro Cucina teorico-pratica.
Uma outra hipótese indica que o prato pode ter tido origem em Carbonia, uma povoação a oeste de Cagliari, fruto da criatividade de um cozinheiro talentoso, que acabaria por se mudar para Roma, à procura de trabalho. Diz-se que o prato teria tido tanto sucesso que o cozinheiro, talvez por timidez, lhe acabaria por dar o nome da sua terra, em vez do seu.


Sugestões para acompanhar
e curtir

Vinho:
Um tinto encorpado e perfumado, como um Carmenère de cor rubi.

Música:
Tanghetto vai super bem, principalmente se seu estiver bem acompanhado! é um grupo argentino de neotango. Sua música é uma fusão do novo tango de Buenos Aires (gênero iniciado por Astor Piazzolla), com música eletrônica, jazz e outros elementos musicais.
Na mesma linha, os grupos Bajofondo Tango Club
(argentinos e uruguaios) e Gotan Project(europeus) também são fantásticos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...