Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O jeito certo de cozinhar

Como preparar os alimentos sem deixar que eles percam suas propriedades importantesVocê ferve o leite antes de tomar? Prefere comer o peixe frito? Pois saiba que você pode estar preparando de maneira errada aquilo que come. Estudos recentes sobre a estrutura dos alimentos mostram que existe um jeito ideal de fazer a comida, para aproveitar ao máximo os nutrientes. Na semana passada, o caderno Folha Equilíbrio, da Folha de S.Paulo fez um levantamento sobre como alguns alimentos devem ser preparados. As écnicas são muito fáceis e podem ser colocadas em prática no nosso dia-a-dia. Ficou curiosa? Então, á só uma olhada!


FEIJÃO: Para não perder os nutrientes que ele tem, você deve deixá-lo de molho antes de cozinhar. Coloque feijão na panela de pressão e cubra-o com a água do molho. Leve, sem tampa, ao forno. Quando a água ferver, retire a panela do fogo e tampe-a. Deixe descansar por uma hora. Depois, complete com água e um pouco de óleo. Leve ao fogo, na pressão, por 20 minutos. Assim, os nutrientes ficarão na água, que também será consumida.

CENOURA: o ideal é fazer o vegetal cozido e regado com azeite. O cozimento amolece as fibras do legume e diminui a quantidade de água, deixando o betacaroteno (pró-vitamina A) mais acessível ao organismo. Quer comer cenoura crua? Passe-a em um ralador fino e coloque azeite. Deixe descansar por meia hora antes de servir.

BRÓCOLIS: rico em fibras, previne o câncer. Para ser digerido precisa ser cozido, mas por pouco tempo. Mesmo depois de tirá-lo da panela, ele continua cozinhando por causa do calor ao qual foi submetido. Para evitar isso, passe a verdura para um saco plástico e coloque-a em uma bacia com pedras de gelo. Assim, você não perde nutrientes para a água.

TOMATE: é rico em licopeno, substância que atua contra alguns tipos de câncer como de próstata e de mama. Deve ser consumido cozido, pois o calor facilita a absorção do licopeno pelo organismo. A melhor maneira de prepará-lo é como molho de tomates. Use azeite.

LEITE: nada de ferver! Na fervura, a lactoalbumina, principal proteína dessa bebida, passa de líquida para sólida. Com o calor, ela forma a espuma que sobe. Se o leite transbordar, a proteína se perde. Além disso, quando o leite esfria essa proteína vira uma película - a nata. O ideal é apenas esquentar o leite na hora de beber.

PEIXES: são ótimas fontes de boas proteínas e ricos em ômega 3, substância que contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). Para aproveitar melhor esse nutriente, o ideal é preparar o peixe com a pele - e assado. A fritura prejudica a absorção do ômega 3 pelo organismo.

Fonte: Ana Maria


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...