Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Filet Mignon com Shimeji ao vinho e Kugel de Batatas ao Alecrim


Ingredientes do Filet Mignon com Shimeji ao vinho:
1/2 Kg(ou mais) de filet mignon em postas grossas
1 bandeja de Shimeji
manteiga
1/2 taça de vinho tinto seco
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo:
Em uma frigideira com manteiga frite os filés rapidamente dos dois lados, colocando o tempero na hora que está fritando.
Depois, na mesma frigideira, coloque mais 2 colheres de manteig, aqueça , adicione o shimeji em pedaços, sal e pimenta a gosto, e por último o vinho. Deixe reduzir um poquinho e está pronto para colocar sobre os filés.

Ingredientes Kugel de Batatas:
6 batatas inglesas grandes pré cozidas em microondas por 5 min.
1 cebola grande
3 ovos
1 colher(sopa) de trigo.
1/4 de xícara de óleo de nozes ou azeite de oliva extra virgem
dill, sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
manteiga para untar

Ramos de alecrim

Modo de Preparo:
1. Rale as cebolas e batatas à mão ou no processador.
2. Num bowl despeje os ovos e bata bem com um fuet. Junte o azeite e os temperos e de novo mexa bem com um fuet.
3. Junte a mistura às batatas raladas e disponha tudo em um pirex bem untado com manteiga.
4.Asse em forno pré-aquecido, a 200 graus até dourar.
5. Sirva com ramos de alecrim.


Harmonização: o sul-africano da Sequillo Cellars - um Sequillo 5 de Red Rhone Blend( is the term for a wine consisting of two or more of the traditional 13 Southern Rhone grape varieties. Typically it's the Grenache, Syrah, Mourvedre or Cinsault grapes, but can also contain the Muscardin, Counoise, Clairette, Bourboulenc, Picpoul, Roussanne, Terret Noir, Picardan or Vaccarese grapes). 

Kugel de Batatas

O nome pode não soar familiar aqui no ocidente, mas a receita típica do leste europeu, pode fazer muito sucesso na sua próxima reunião informal. Trata-se de uma torta de batata ralada (pode ser também triturada ou amassada).
Uma iguaria trazida por imigrantes judeus fugitivos da 2ª Guerra Mundial. 
Eles costumavam fazer também com batata doce.


Batata: De rejeitada à imprescindível...

Em todo lugar que chegava, a coitada da batata era, no começo, rejeitada. Assim foi na França, onde, por exemplo, Denis Diderot, o grande enciclopedista, qualificou-a como alimento de animais e Brillat-Savarin, autor do magistral A Fisiologia do Gosto, qualificou-a como Mata Fome popular. Não fossem os esforços do genial cientista e alquimista Antoine Auguste Parmentier, que escreveu o tratado Exament Chimique de la Pomme de Terre, para convencer o rei Luis XVI que a batata poderia e deveria ser consumida por suas qualidades nutricionais, facilidade de cultivo, e ela teria ficado mais alguns séculos esquecida.
A partir de 1620, os prussianos espalharam a batata pela Europa junto com suas invasões. A invasão da Áustria, por exemplo, ficou conhecida por Kartoffelkrieg (Guerra da Batata), pois ambos os exércitos praticamente só alimentavam-se de batatas.
Uma vez aceita, por sua facilidade de plantio e alta resistência, a batata rapidamente difundiu-se por toda Europa e, em 1780 era responsável por 80% das calorias da dieta dos irlandeses. Em 1845, o ataque de um fungo, o Phytophora Infestans, destruiu toda a colheita irlandesa provocando a Grande Fome que matou um milhão de habitantes e fez com que 1,5 milhão emigrasse para a América.
É nesta época também que a batata começa a ser incorporada ao cardápio do povo judeu e vai ser definitivamente consagrada pela comunidade da Alemanha (onde nasceram os Latkes e os Kugel de batata), Rússia e, principalmente nos shtetls da Bessarábia.
Hoje em dia, 136 países cultivam a batata em larga escala, tornando-a o quinto produto agrícola mais consumido do mundo, após o arroz, trigo, milho e a mandioca.
Suas duas formas de consumo mais conhecidas são fritas e como purê.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...