Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Peixe branco com salada de mamão papaya verde

Um prato super light, saboroso e de bela apresentação. Fácil de preparar e versátil, já que o peixe é você quem escolhe! ;)
Ingredientes:
1 kg de peixe de sua preferência(combinam com a receita: namorado, dourado, robalo, tainha, merluza, pescada, atum branco, linguado, badejo, abrótea e até bacalhau)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto

Salada
1 mamão papaya verde sem sementes e em tiras(pode ser ralado grosso)
50g de amendoim torrados e sem casca(gosto de substituir por sementes de girassol torradas)
2 colheres (sopa) de cebolinha verde e salsinha picadas

Molho
2 colheres (sopa) de mel
2 dentes de alho
Gengibre ralado(um pedacinho pequeno)
Suco de limão
Sal a gosto

Modo de preparo:

Molho
Amasse o alho e o gengibre até obter uma mistura grossa e homogênea. Depois coloque o mel e o suco de limão. Misture e corrija o sal.

Salada
Misture em uma tigela todos os ingredientes da salada. Coloque nela o molho (misture bem, deixando tudo bem úmido).

Montagem do Prato:
Corte o atum em 4 pedaços e tempere todos dos dois lados com sal e pimenta. Deixe reservado. Despeje uma colher de azeite em uma frigideira, coloque os pedaços de atum e deixe cozinhar por 3 minutos de cada lado. Depois, coloque um pouco de salada em cada um dos 4 pratos e coloque o atum em cima da salada neles. Se quiser, finalize com um fio de azeite de oliva sobre o atum e decore com folhas de coentro.

Harmonização: Espumante brut. Sugestão: Valduga 130.

PEIXES - ESCOLHA E CONSERVAÇÃO
A carne de peixe é uma excelente fonte de proteínas, além de ser um alimento dos mais versáteis para o homem pois, além da proteína, dos minerais, cálcio e fósforo, essenciais para a saúde dos ossos, o óleo que o peixe contém é uma valiosa fonte de vitaminas A e D, que são vitais para o organismo.

Os tipos de peixe

Os peixes se classificam pelo teor de gordura que apresentam.

1. Peixes Brancos

São peixes de carne clara, isto porque possuem baixo teor de gordura. São normalmente indicados para dietas e regimes especiais para doentes.

Exemplo: arraia, linguados, vermelho, namorado, dourado, bacalhau, pescada, robalo.

2. Peixes de Carne Mista

Peixes de pouca gordura.

Exemplo: linguado gigante, tainha, truta.

3. Peixes Gordos

Possuem a carne mais escura, e um sabor mais acentuado.

Exemplo: enguia, salmão, corvina, sardinha, pintado, cherne, cavalinha, serra.

A Escolha


O peixe é uma carne que se deteriora facilmente, por isso deve ser consumida rapidamente e o mais fresca possível.

Deve ser observado na hora da compra o cheiro, se está agradável e não muito forte, se a carne está firme, se a pele está brilhante e escorregadia, as escamas devem estar firmes e brilhantes, e bem coladas ao corpo, os olhos, também devem estar brilhantes e protuberantes, as guelras vermelhas e brilhantes e finalmente a carne deve parecer transparente e nunca opaca, e firme ao toque. Em relação ao peixe congelado, você deve observar bem a embalagem se está intacta e o conteúdo bem congelado.

A Conservação

O peixe deve ser lavado com água corrente e abundante, logo após deve ser seco com papel absorvente, depois polvilhe-o com sal, cubra-o e leve ao congelador até o momento de sua utilização. O peixe congelado só deve passar pelo processo de descongelamento se não for utilizado para frituras, pois para fritar não é preciso o descongelamento e sendo assim, deve ser conservado no frigorífico.


A Papaya Verde
• É refrescante, diurética e oxidante.
• Resultado insuperável contra quase todas as infecções do corpo, internas e externas.
• O mamão contém um ingrediente muito importante que se chama papaína. Que tem o mesmo efeito no sistema digestivo que a pepsina no processo digestivo.
• Igualmente contém fibrina, rara vez encontrada fora do corpo humano ou animal. Esta substância é facilmente digerível e especialmente valiosa pela ajuda que fornece na coagulação do sangue (em feridas internas e externas).
• A enzima da papaína que contém o mamão verde (sem madurar) tem um efeito bem mais ativo sobre o sistema que a da fruta já madura.
• O suco de mamão verde tem ajudado a corrigir irregularidades intestinais, incluindo úlceras e outras condições mais sérias, em um tempo relativamente curto.
• incluir fruta em nossa dieta diária descarta os fatores que prejudicam sua saúde (como o consumo excessivo de carne, farinha e açúcar brancos, álcool) pode estar segura de que seu corpo se encontrará forte e livre de doenças.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...