Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2008

Sopão Diet da Janita

.


Ingredientes:

1 repolho

1 pimentão verde

1 abóbora japonesa

1 berinjela

2 dentes de alho

1 cebola

3 tomates

3 cenouras

1 porção de carne ou frango desfiado

1 copo de quinoa

1 tablete de caldo de carne/frango

sal a gosto

salsinha e cebolinha para polvilhar


Modo de preparo:

Misture tudo e cozinhe em fogo alto por 30 minutos e depois acrescente a quinoa e cozinhe por mais 20 minutos em fogo baixo. Sirva e polvilhe salsinha e cebolinha picadas

Dica: Substitua o jantar pela sopa, você vai até dormir melhor!


Sobre a Quinoa:

Quando a descobriram e passou a ser consumida diariamente pelos incas, há mais de 8 mil anos, a quinoa era chamada de "grão de ouro" e "mãe dos seres humanos". Hoje dá para saber que isso não foi à toa, afinal o vegetal traz muita proteínas em sua composição, além de uma concentração importante de fibras e potássio. Na época, era considerado o item principal da dieta daquele povo das montanhas.

Estudos afirmam que seu valor protéico só pode ser comparado ao do leite materno, deixando para trás alimentos como a carne, os ovos e o peixe. O pseudocereal, como é classificado, é riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e o aprendizado. "É excelente para as dietas vegetarianas, pois tem mais aminoácidos do que a maioria dos cereais", explica a nutricionista Cynthia Antonaccio (SP), da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar.
Boa fonte de fibras e com baixo teor de colesterol, o grão também não faz feio no quesito vitaminas: A, B6, B1, C e E, além de ferro, fósforo, magnésio e cálcio. "E ainda pode complementar a dieta de atletas, gestantes, bebês e portadores de desnutrição", sugere a especialista. Tem mais: como não contém glúten, é uma alternativa para os portadores de doença celíaca. "Sem falar que auxilia na manutenção do sistema imunológico, no tratamento de problemas hepáticos, da anemia e do diabetes.


Pesquisadores da Universidad Mayor de San Andrés, na Bolívia, aliás, acreditam que a ausência de casos de osteoporose na região dos Andes tem a ver com o alto consumo do cereal, sobretudo quando confrontada com os índices da doença nas áreas urbanas. (Patrícia Rodrigues)

Onde encontrar?
Você já encontra a quinoa e grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Música de fundo: que tal aquela da Adriana Partimpim, aquela que canta:
..."Quem não diz: - Ave!
Quem não diz: - Eia!
Quem não diz: - Opa!
Que bela sopa!"...

Divirta-se com saúde e seja muito feliz!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...