Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Torta de Limão


Ingredientes da massa:
2 colh. (sopa)manteiga(sem sal)
1 colher(sopa} de amido de milho
1 ovo inteiro
2 colh.(chá) de fermento de bolo
6 colheres(sopa) de trigo


Ingredientes do recheio:
2 latas de leite moça
suco de 2 limões espremidos
2 claras em neve com 4 colheres de açúcar
raspas de limão(taiti)


Modo de Preparo: 
Misture muito bem os ingredientes da massa, até ficar bem homogênea. Espalhe com as mãos, forrando o fundo e as laterais de uma forma redonda untada.
Leve ao forno a 180 graus, até que fique levemente dourada.
Retire esta massa pré-assada do forno e coloque sobre ela a mistura(misture antes) de leite condensado com o suco dos limões. Sobre esse creme coloque as claras batidas em neve com açucar, polvilhe com as raspas de limão e leve ao forno novamente, até dourar um pouco.


Tire do forno, deixe esfriar e depois leve à geladeira.
Servir gelado.


Essa foi uma das primeiras receitas, de doces, que aprendi a fazer com a minha mãe querida. Até hoje faz o maior sucesso e é a preferida na minha casa.


Um cafezinho fresquinho e bem preparado acompanha perfeitamente a receita.
Pode ser servida como sobremesa, acompanhada de champagne brut.


Fundo Musical: "L'Estate" - Antonio Vivaldi


A origem da TORTA DE LIMÃO


Tennessee Williams, o teatrólogo era, como diz o seu nome (Tennessee), um americano do Sul. Escreveu um artigo sobre a história da torta de limão, alegando que ela era resultado da devastação das plantações do Sul após o fim da Guerra Civil americana. 
Sobrara muito pouco depois da guerra, e as velhas cozinheiras e doceiras do sul ficaram sem poder exercer seus talentos. Não havia farinha, açúcar e nem tampouco nata fresca. 
Mas como boas cozinheiras sempre acham uma solução, o jeito foi invadir os depósitos militares e usar as grandes quantidades de bolachões salgados que havia (eram a base da alimentação da infantaria), além da manteiga e dos latões de leite condensado. Havia ovos. Os limoeiros e outras frutas cítricas continuavam intactos nos pomares. 
De posse destes ingredientes, as velhas doceiras inventaram uma nova torta, a torta de limão. 
Com o tempo, houve disponibilidade de açúcar e as quituteiras colocavam as claras batidas em neve adoçadas sobre a torta e adicionavam raspas de limão colocando por cima da torta.

3 comentários:

Craudinha Egg disse...

meu Jana.. adorei teu blog...
dá vontade de ir cozinhar...
já tá nos meus links favoritos...
mils bjins
crau

Anônimo disse...

Hummmm que delícia de blog. Uma tristeza pra quem vive de dieta como eu. Essa torta de limão é pra acabar!! Mana, parabéns pelos saborosos almoços jantas e cafés que preparas qdo te visitamos. Tudo feitpo com muito amor. Este é o segredo, né?
Bjs
Nana

Anônimo disse...

Cool blog! Thanks...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...