Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Chá com Cardamomo


Lá vai uma básica receitinha, recebida de uma querida amiga, pra um "Tea for two " :

Coloque o cardamomo a ferver.
Para conseguir um chá um tanto quanto exótico e saboroso, junte a duas ameixas pretas sêcas. Acrescente também a maçã desidratada e veja o que dará!
Como resultado terá um delicioso chá com ares de gente que sabe as delícias do bem viver...
Au revoir!

Curiosidades:

O Cardamomo (cardamom, cardamone), é uma árvore de grande porte, cujo nome científico é Elettaria cardamomum.
É um condimento caro e muito importante na Índia, Oriente Médio, China, países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e América Espanhola.
A planta é da da família das
zingiberáceas, a mesma do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas em pó ou em óleo com sabor picante.
As sementes de cardamomo são consumidas hoje no café nos países árabes ("Arabian coffee") e na Índia, na mistura de condimentos usada para temperar pratos. Também é aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores.
Tem propriedades anti-sépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.

Conta a lenda que um antigo rei persa dono de um belo cavalo de batalha, se deparou um dia com um problema... O cavalo tinha um defeito: sempre que farejava a presença de uma égua, perdia a compostura e abandonava a batalha.



O rei, cansado de tanta agitação, resolveu mandá-lo capar. No momento em que os criados se preparavam para a operação, a rainha veio à janela e, percebendo o que se passava, gritou: - Não lhe façam mal! Dêem-lhe antes 20 chávenas de café, como eu faço ao meu marido.


Esta história parece nada ter a ver com o cardamomo... No entanto, é um fato que no próprio Oriente o café tinha fama de acalmar as capacidades viris, enquanto o cardamomo, pelo contrário, de as estimular. É por isso que os homens, sempre que bebiam café, misturavam alguns grãos de cardamomo à sua bebida.


Diz-se que "um vinho quente aromatizado com cardamomo é capaz até de acordar um homem morto"! Talvez por isso, a sedutora rainha Cleópatra não se esquecesse nunca de perfumar as divisões do seu palácio com umas pitadinhas de cardamomo de forma a conquistar irremediavelmente o seu querido Marco Antônio.


Fonte: Wikipédia e www.correiogourmand.com.br

3 comentários:

Craudinha Egg disse...

muito bom saber disso tudo.. cuidarei ao usar cardamono....

Anônimo disse...

Querida Jana! Parabéns pelo blog, pela tua iniciativa e dedicaçao em compartilhar conosco esse cantinho doce, a extensao virtual do coraçao da casa. Isso aqui está mesmo uma delícia! Um enorme abraço, saudade!
Ah... Estou louca pra experimentar esse chá...

Anônimo disse...

Eu: cada vez com mais saudade do sabor da sua mesa.
Vc: cada vez mais surpreendente.
mmmmmmm que delícia!
aaaai, a receita do Chilli, please!!
aaah, e tb uma para iniciantes na cozinha, como eu, sem panela de pressão, só boa vontade!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...