Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salada de Verdes com Kani e Vinagrete de Morangos


INGREDIENTES

Para a Salada:
200 g de Kani Kama em pedaços
1 colher (chá) de molho de soja (shoyu) light
1 colher (chá) de água
1 colher (café) de raspas de casca de limão
2 xícaras (chá) de alface crespa
2 xícaras(chá) de folhas de espinafre cruas
1 xícara (chá) de ervilhas tortas cozidas
1/2 xícara (chá) de morangos fatiados

Para o Vinagrete de Morangos:
4 morangos
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (sopa) de manjericão fresco
1 colher (chá) de azeite de oliva

Modo de Preparo:
Tempere os Kanis com o molho de soja misturado com a água e as raspas de limão.
Em uma assadeira, arrume as folhas de alface e as folhas de espinafre.
Disponha também as ervilhas, os morangos e o Kani Kama temperado.

VINAGRETE DE MORANGOS
Bata os ingredientes no liquidificador e regue salada na hora de servir.

Rendimento: 4 porcões
Calorias: 65 p/ porção

O que é kani kama?
Em japonês, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome do produto porque é aromatizado com extrato ou carne desse crustáceo.
Na década de 70, o Japão começou a industrializar o kani, que rapidamente se tornou popular no mundo inteiro. Tendo como base a receita dos ancestrais, hoje o principal componente do kani é o surimi – massa feita com carne de pescado. Para seu preparo são usados peixes de carne muito branca, provenientes dos mares mais gelados. A carne é moída e lavada em água doce gelada.
Ao surimi são acrescentados extrato de caranguejo ou lagosta e ingredientes como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão e glutamato monossódico. Essa pasta é moldada em finas camadas, que são enroladas até ficarem com 1,5 cm de diâmetro. Em seguida, a massa é tingida com corante alimentício vermelho, embalada em plástico a vácuo, cozida na própria embalagem e cortada dentro do plástico em bastonetes com 7,5 cm e 17 gramas cada. Estão prontos para serem congelados.

O kani kama é alimento rico em proteína, nutriente importante no cardápio diário, pois participa na composição de hormônios e enzimas e é fundamental para a manutenção do organismo. Embora rico em proteína, contém menor quantidade do que os pescados frescos, não podendo substituí-los integralmente. Deve ser comido como uma alternativa.


Na culinária, podem ser servidos em entradas, aperitivos, saladas, sushi, tempurá e coquetéis. É bastante versátil, podendo entrar em diversos tipos de pratos: quentes, frios, crus, temperados com molhos diversos, puros ou misturados em saladas ou pratos quentes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...