Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comidas de Yemanjá - 02 de Fevereiro

Yemanjá, cujo nome deriva de Yeye oman ejá, "Mãe cujos filhos são peixes", é o Orixá dos Egbás, uma nação yorubá estabelecida outrora na região onde passa o rio Yemanjá, e obrigada a emigrar para o oeste, por causa da guerra entre nações.

Yemanjá teria sido filha de Olokun, deusa do mar. Seu Axé é constituído por pedras marinhas e conchas, guardadas numa sopeira de porcelana azul. Considerada a mãe dos outros Orixás, tem o aspecto de uma matrona , de seios enormes, símbolo da maternidade fecunda e nutritiva.

Na Bahia, ela é sincretizada com Nossa Senhora da Imaculada Conceição, festejada no dia 8 de dezembro. Ela é mais ligada às águas salgadas do mar que às águas doces dos rios, que é domínio de Oxun. Curiosamente, é no dia 2 de fevereiro, data da festa de Nossa Senhora das Candeias, sincretizada com Oxun, que se organiza um solene presente para Yemanjá. O que mostra que o sincretismo não é de uma rigidez absoluta.

A festa do dia 2 de fevereiro, uma das mais populares do ano, atrai à praia do Rio Vermelho, uma multidão imensa de fiéis, que vêm trazer presentes para a Rainha do Mar. Flores, perfumes e outros presentes agradáveis à uma mulher bonita, além de pedidos e súplicas, enchem as cestas, que são levadas por embarcações para alto mar, onde são depositadas sobre as ondas.

Yemanjá é considerada a mãe dos outros Orixás, tem o aspecto de uma matrona, de seios enormes, símbolo da maternidade fecunda e nutritiva, e as mães são as autoridades supremas das Cozinhas Afetivas. Mães são as provedoras maiores da nutrição, e a mãe Yemanjá, Rainha do Mar, tem suas comidas afetivas para seus filhos fiéis.



 
E pra quem quiser comemorar o dia de Yemanjá, que tal conhecer seus pratos preferidos para homenageá-la?

CUSCUZ DE YEMANJÁ
 
Ingredientes:

1 cebola grande picada
2 dentes alho amassados
4 tomates picados
Azeite de oliva
1 lata de sardinha (limpar a sardinha se preferir)
Temperos a gosto (salsinha, cebolinha, pimenta vermelha e o que mais desejar)
1 ovo cozido em rodelas
1 vidro de palmito
1 lata de milho em conserva
1 lata de ervilha em conserva
1½ xícara de farinha de milho em flocos

Para Decorar:
1 ovo cozido em rodelas
Azeitonas sem caroço
E o que mais desejar (pedaços de sardinha, camarão, etc)

Modo de Preparo:
Refogar a cebola e o alho no azeite de oliva;
Acrescentar o tomate e depois a sardinha, mexer;
Acrescentar 3 copos grandes de água e levar a fervura;
Acrescentar os temperos a gosto, 1 ovo cozido em rodelas, o palmito, a ervilha e o milho;
Misturar bem e acrescentar lentamente 1½ xicara de farinha de milho em flocos;
Mexer bem sem parar até soltar da panela;
Untar uma forma com azeite de oliva;
No fundo e nas laterais da forma espalhar os ingredientes da decoração;
Transferir a massa do cuscuz para a forma já untada e decorada, pressionando para compactar a massa;
Deixe esfriar e desenformar.

MOQUECA DE SIRI

 
INGREDIENTES:  
200 g de carne de siri
Cebola, tomate, coentro, e sal a gosto
Suco de 1 limão
Azeite de dendê
½ xícara de leite de coco
Farinha de mandioca para o pirão

MODO DE PREPARO:
Refogar os temperos no azeite de dendê;
Acrescentar o suco de limão;
Juntar o siri e cozinhar;
No fim, juntar o leite de coco e apurar o caldo;
Tirar a carne e fazer o pirão com o caldo, usando a farinha de mandioca.

E as sobremesas...

ARROZ DE LEITE 

 
INGREDIENTES:
½ xícara de arroz
½ xícara de leite de coco
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Cozinhar o arroz em água e sal;
Juntar o leite de coco;
Bater para fazer uma papa e deixar secar bem no fogo;
Transfira para uma fôrma de pudim molhada;
Deixe esfriar e desenforme;
Pode ser servido como prato salgado ou como doce regado com mel.

CANJICA DE IEMANJÁ
 
INGREDIENTES:
100 g de milho de canjica
1 xícara de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 mamão miúdo (maduro e firme)
Mel a gosto

MODO DE PREPARO:
Cozinhar a canjica, deixando secar;
Juntar o leite e o açúcar e deixar apurar mais um pouco;
Cortar o mamão ao meio, tirar as sementes, encher com canjica e regar com mel.

MANJAR
 
INGREDIENTES:
2 colheres sopa de Maizena
½ xícara de leite de coco
1 xícara de leite
¼ de xícara de açúcar
Raspa de laranja

MODO DE PREPARO: 
Dissolver a Maizena no leite frio;
Juntar os outros ingredientes e levar ao fogo, mexendo até engrossar;
Transfira para uma fôrma de pudim molhada;
Deixe esfriar e desenforme.



LENDAS SOBRE YEMANJÁ
 
Quando Obatalá e Odudua se casaram, tiveram dois filhos: Iemanjá (o mar) e Aganju (a terra). Os irmãos se casaram e tiveram um filho, Orungã (o ar). Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu. Então seu corpo começou a crescer até que seus seios se romperam e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares; e do ventre saíram os Orixás que governam as 16 direcões do mundo: Exu, Ogum, Xangô, Iansã, Ossain, Oxossi, Obá, Oxum, Dadá, Olocum, Oloxá, Okô, Okê, Ajê Xalugá, Orum e Oxu.
Iemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas. Contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato. Passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Iemanjá, irritada, expulsou-o. Então Ogum a censurou por tratar mal o irmão. Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.
Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar. Foi casada pela primeira vez com Orunmyila, senhor das adivinhações, depois com Olofin-Oduduá, Rei de Ifé, com quem teve dez filhos, que se tornaram Orixás. De tanto amamentar seus filhos, seus seios ficaram enormes. Esta foi a origem dos desentendimentos com o marido. Embora ela já o houvesse prevenido, dizendo-lhe que jamais toleraria que ele ridicularizasse os seus seios, uma noite o marido, que havia se embriagado com vinho de palma, não mais podendo controlar suas palavras, fez comentários sobre seus seios voluminosos. Tomada de cólera, Yemanjá fugiu em direção ao oeste, o "escurecer da terra". Olokun lhe havia dado outrora, por medida de precaução, uma garrafa contendo um preparado, pois "não-se-sabe-jamais-o-que-pode-acontecer-amanhã". E assim Yemanjá foi instalar-se à oeste de Abeokutá, alusão à migração dos Egbás. Olofin-Oduduá lançou seu exército à procura de Yemanjá. Esta, cercada, em vez de se deixar prender e ser conduzida de volta a Ifé, quebrou a garrafa, segundo as instruções recebidas. Um rio criou-se na mesma hora, levando-a para Okun, o mar, lugar de residência de Olokun.
Iemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Iemanjá se transformou num rio para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Iemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô; o Orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Iemanjá pôde correr para o mar.

E para finalizar, uma linda oração


ORAÇÃO PARA IEMANJÁ

‘Vós que governais as águas, derramai por sobre a humanidade a vossa proteção, fazendo assim Divina Mãe, uma descarga em seus corpos materiais, limpando suas almas e incutindo em seus corações o respeito e a veneração devida a essa força da natureza que simbolizais.

Fluidificai nossos espíritos e despertai nossa matéria de todas as impurezas que hajam adquirido. Permiti que vossas falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã. Salve Iemanjá, Rainha dos mares.’

Livro: IEMANJÁ – Autor: J. EDSON ORPHANAKE

Um comentário:

Mariana disse...

Oi, tudo bom? Meu nome é Mariana, estou passando pra fazer a divulgação do meu novo blog Marih Design, ele é sobre templates para blogs, aceito encomendas e ainda disponibilizo alguns templates free, visite http://marih-design.blogspot.com/.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...