Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Arroz de Açafrão e Maçã Verde

Receita excelente para acompanhar o seu prato principal nestas festas de fim de ano!
Arroz com açafrão em receita da banqueteira Vivi Barros
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de arroz branco
20 ml de azeite de oliva
1 cebola media picada
3 dentes de alho picados
4 xícaras de água
2 maçãs verdes picadas em cubos
1/3 de colher de café de açafrão
sal a gosto

Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque a água e dissolva o açafrão. Reserve
Em uma panela aqueça o azeite, doure o alho e a cebola picada, Junte o arroz, mexa bem. Acrescente a água com o açafrão, o sal refinado e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver pronto coloque as maçãs verdes em cubos e mexa bem. Sirva quente.

Rendimento: 10 porções.

O Açafrão


açafrão é extraído dos estigmas de flores de uma variedade deCrocus sativus (Cúrcuma), uma planta da família das Iridáceas, e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânea.
A variedade de Crocus sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo e consumido na culinária da região, normalmente em risotos, caldos e massas.
Usado há séculos em molhos, arroz e aves.
Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas cinco quilos de estigmas).

Nomes Populares:


  • Açaflor,
  • Açafrão,
  • Açafreiro,
  • Açafroeiro,

Propriedades:

  • É antiofídico,
    • digestivo,
    • laxante,
  • É indicada em casos de inflamações,
    • tireóide,
    • prisão de ventre,
    • problemas digestivos,
  • Regula processos sanguíneos.
Curiosidades sobre o Açafrão
Zeus, chefe dos deuses da antiga Grécia, dominado por insaciáveis apetites sexuais, chegou a dormir num colchão forrado com açafrão, na esperança de que a odorífera planta lhe exaltasse as paixões. Esta nascera do sangue derramado do jovem Crocus, assassinado involuntariamente por Hermes, deus do comércio e dos ladrões, as suas virtudes corriam o Olimpo.
Uma trágica origem para o «crocus sativus», a bela planta bulbosa da família das iridáceas, também designada por açafroeira ou açaflor, de flor lilás, cujos estigmas, finíssimos e de cor vermelha, e parte dos estiletes dão uma especiaria preciosa - a mais cara do mundo - de perfume e sabor requintados, utilizada também, desde tempos remotos, como remédio e pigmento.
O nome científico da planta deve-se à aldeia de Krokos, na Grécia, origem de um dos maiores volumes de produção no Ocidente. A aldeia está situada na Macedónia Ocidental.
Originário da Ásia, este tempero é muito usado na Europa, na Índia e em países árabes. Por ser muito caro, o seu uso é um pouco restrito. O açafrão é obtido dos pistilos de uma planta e enriquece os pratos com sua cor e sabor característicos. Pode ser vendido em pistilos desidratados ou em pó.
Por cá, confunde-se frequentemente açafrão com curcuma, conhecida por açafrão-das-Índias, produto que se popularizou nos últimos 30 anos. Nos Açores usa-se ainda um outro produto de baixa qualidade: a açafroa ou cártamo, da qual também é extraído um óleo.
Se se pensar que são necessárias cerca de 100 mil flores para se obter 1 kg de açafrão e que a colheita, efectuada entre Outubro e Novembro, é inteiramente feita à mão, o mesmo acontecendo com a monda (operação que consiste em separar os estigmas da flor), percebe-se por que motivo os preços do açafrão são muitas vezes comparados aos do ouro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...