Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2008

Guacamole







Esta salsa é a rainha das salsas mexicanas sua origem data desde a época dos Mexicas (Aztecas). “A mi manera”, por ser esse o meu jeito de fazer esta rica receita, receitas de Guacamole tem muitas, esta aqui é uma especial, com aquele truque que torna a receita diferente.
A palavra “Guacamole” vem do nahuatl “ahuacatl” que significa “aguacate” (abacate em português, notem a semelhança nas palavras), e “molli” que significa mistura: Mistura de Abacates.

Ingredientes:
4 abacates maduros
1 tomate sem sementes picado
½ cebola roxa picada finamente
1 dente de alho amassado e picado finamente
2 colheres sopa de coentro picado finamente(se não gostar de coentro, use cebolinha e salsinha)
um fio de azeite de oliva extra virgem, Suco de ½ limão
, chilli powder (pimenta chilli em pó) a gosto e sal marino à gosto.

Modo de Preparo:
Corte os abacates pela metade, retire o caroço e com uma colher retire a polpa e coloque-a dentro de um recipiente tipo bowl . Amasse os abacates com um garfo até obter um tipo de pasta, mas deixe uns pedaços meio "grossos", coloque o resto dos ingredientes picados e misture muito bem.

Guarde na geladeira junto com os caroços, isto ajudará a não escurecer muito rápido, esse é o "pulo do gato", pois mantém a salsa mais "verdinha".

Esta salsa acompanha uma infinidade de pratos da culinária mexicana e tex mex. Costumo servir com nachos e até mesmo torradas.

No México são usados os molcajetes no lugar dos liquidificadores ou processadores de alimentos para fazer as famosas salsas. Mas, à nossa maneira, também conseguimos chegar lá!

Bebida: Aqui a bebida é ideal é uma marguerita antes da refeição, claro!


Música? Que tal "La cantina - Entre copa y copa", da cantora mexicana LilaDowns? Com uma carreira iniciada em 1997, com o álbum "La sandunga", esta mexicana - filha de um cineasta e pintor americano e de uma indígena mexicana de etnia mixteca - foi despertada para a música com apenas oito anos, quando cantava com a mãe temas 'mariachi'. Já adolescente, continuou os seus estudos de voz em Los Angeles e em Oaxaca City, acabando com um mestrado em voz e antropologia. A cantora celebrizou-se com o tema "Burn it blue", gravado em dueto com Caetano Veloso para a banda sonora do filme "Frida", biografia da pintora Frida Kahlo, que lhe valeu uma nomeação para o Oscar de melhor canção original. Vale ouvir!


3 comentários:

Craudinha Egg disse...

amo guacamole....

Anônimo disse...

Doña Janita:

Só faltou dar os creditos ao Chef Arturo Herrera pela receita que você pegou do site www.labuenaonda.com.br.

De qualquer forma ficamos contentes com que os internautas se deleiten con nuestras receitas.

abraço do
La Buena Onda.

Em particular o Chef Arturo adora cozinhar escutando Sones Jarochos, vc conhece?

Janita Toledo disse...

Que honra ter o La Buena Onda por aqui! Realmente estive navegando pelo site, que é ótimo! Mas a receita de guacamole, convenhamos, é patrimônio mundial! E cada um tem seu jeitinho todo especial de preparar, isso é o mais fantástico!
Na mesma semana havia visto na TV a receita com um chef mexicano cozinhando com o Edu Guedes e a receita é a mesma, inclusive a dica do "caroço", para não escurecer o abacate, o que é o "pulo do gato" da receita e muitos não informam...
O que me encantou mesmo no La Buena Onda, além da receita bem colocada, foram as informações extras.
Recomendo o site e agradeço muitíssimo pelas dicas e participação! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...