Ingredientes:
2 xícaras de Arroz Arbório,
1 cebola roxa picada,
100ml de vinho tinto seco,
2 litros de caldo de carne,
1 radicchio,
400g de lingüiça,
50g de manteiga,
100g de queijo parmesão ralado.
Modo de Preparo:
Desmonte(esfarele) a lingüiça tirando a pele. Fatie o radiccio em tiras finas. Prepare o risoto básico, fritando a cebola juntamente com a lingüiça e a metade do radiccio. Adicione o vinho, deixe secar um poquinho e depois vá colocando o caldo de carne às conchas até o arroz ficar al dente.Ao final junte o restante do radiccio e finalize de forma habitual, com a manteiga e o queijo.
Rendimento: 4 porções.
Harmonização: Dal Pizzol Cabernet Sauvignon.
O Radicchio
Uma forma primitiva do radicchio já era utilizada na antiga Roma. Durante a Idade Média, foi levado para outros países da Europa e, no século XIX difundiu-se para o restante do mundo.
O Radicchio é a folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus. É de origem italiana, de Treviso, e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas . As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas.
Os tipos mais conhecidos são dessa verdura são: o radicchio de Verona, que parece com uma cabeça de alface, só que vermelha,
e o radicchio de Treviso, que se assemelha a uma endívia belga.
As folhas do radicchio são adicionadas em saladas frias. Também pode ser usado em risotos e outros pratos quentes.
Contém vitaminas A e C, cálcio, fósforo, potássio e sódio.
Para conservar a verdura, mantenha-a na geladeira dentro de saco plástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário