Receita super saborosa e perfeita para dar uma variada no cardápio da semana. ;)
Ingredientes:
Frango:
- 500 g de coxas e sobrecoxas de frango
- meia xícara (chá) de alho-poró cortado em rodelas
- meia colher (chá) de tomilho fresco
- meia xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) de água fervente
Para o Puré:
- 300 g de batatas cozidas e amassadas
- noz-moscada ralada a gosto
- sal a gosto
- um pouco de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher de sopa de requeijão
Modo de preparo:
Frango:
Em uma tigela, coloque as coxas e as sobrecoxas, o alho-poró, o tomilho e o vinho.
Dissolva o cubo de caldo de legumes na água fervente e acrescente ao marinado de coxas e sobrecoxas. Reserve por 1 hora.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Coloque as coxas e as sobrecoxas em uma assadeira pequena (28 x 18 cm). Regue com o marinado, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos.
Retire o papel e asse por mais 20 minutos ou até dourar. Reserve.
Puré de batatas:
Em uma tigela, coloque a batata e a noz-moscada.
Junte a manteiga, o leite e o requeijão e misture delicadamente até ficar homogêneo.
Sirva o frango acompanhado do puré de batatas em porções individuais ou em travessas.
Dicas da Janita: Você pode acrescentar queijo ralado ou mesmo cubinhos de queijo no purê para incrementar ainda mais o sabor.
Quando for comprar batatas prefira as que estão firmes, e não apresentam um aspecto murcho ou ressecado. A maioria das batatas que você vai encontrar nos supermercados ou quitandas está em boas condições. Se encontrar unidades que não estejam, não hesite: não compre destas batatas para fazer puré.
Rendimento: 4 porções.
Harmonização: um vinho branco seco.
O Puré
O termo “Purê”, vem do francês, purée, e significa um prato de consistência pastosa feito de frutas ou legumes amassados.
A Querida BATATA
A batata é um alimento de origem sul americana das regiões altas da Bolívia e Peru. A primeira referência sobre este tubérculo, de nome científico Solanum tuberosum L., foi feita pelo espanhol Piedro Cieza quarenta anos após a descoberta da América por Colombo.
A batata, conhecida no Brasil como batata inglesa é na verdade originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada a cerca de 7000 anos.
A batata só foi introduzida Na Europa no século 16. É uma hortaliça do tipo tubérculo, pertencente à família Solanaceae, a mesma do tomate, berinjela, jiló e pimentão.
É a terceira fonte de alimento para a humanidade sendo superada apenas pelo arroz e trigo.
A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos. É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos.
Como conservar batatas
A batata se conserva relativamente bem fora da geladeira por até 2 semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar o esverdeamento. A parte verde pode conter a substância solanina que é tóxica.
Evite armazenar a batata em geladeira pois esta quando mantida sob temperatura muito baixa fica com o sabor adocicado e escurece ao ser fritada.
A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.
Dicas Precisosas sobre Batatas
* Não é preciso descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor; a casca fica retida no utensílio, enquanto a polpa passa com facilidade.
* Faça pequenas bolinhas com as sobras do purê de batata, polvilhe com farinha de rosca e frite como croquetes.
* Adicione batatas-cruas cortadas a sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As batatas vão absorver o excesso de sal durante o cozimento.
* Se desejar que o sabor das batatas usadas em saladas fique mais acentuado, tempere-as quando ainda estiverem quentes.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário