Ingredientes:
- 5 batatas em rodelas
- 3 maçãs em rodelas, sem casca
- 2 cebolas em rodelas
- 1 caixinha de creme de leite ou 1 saquinho de nata
- sal e temperos à gosto
- azeite de oliva para untar
- queijo mussarela ralado
- farinha de rosca(pão ralado)
Modo de Preparo:
Em um refratário untado com azeite de oliva , coloque as batatas, as maçãs e a cebola em camadas (tudo cru e sem tempero). Ao creme de leite, adicione sal, alho moído, pimenta-do-reino, noz-moscada e/ou outros temperos de sua preferência, mexa e derrame sobre as camadas já montadas. Cubra o refratário (se não tiver tampa, use papel alumínio) e leve ao forno por +/- 30 minutos. Retire o papel alumínio e espalhe a farinha de rosca e o queijo ralado e volte ao forno para gratinar um pouco.
Sirva em seguida.
Nota: Acompanha muito bem carnes(principalmente de cordeiro), frango, pato e até alguns peixes.
Rendimento: 4 porções.
O que é "au gratin"?
É o mesmo que chamamos de "gratinado", uma técnica francesa que faz o prato obter uma crosta douradinha sobre ele através do uso de farinha de rosca(pão ralado), queijo ralado, manteiga e/ou ovo, depois de levado ao forno.
É tradicionalmente servido no próprio prato em que foi assado.
Nome de origem francesa que significa tostar, ou corar superfícies de um alimento. A etimologia do gratin vem da língua francesa em que a palavra "gratter" tem um significado como de "raspa" de pão ou de queijo, e gratiné, vem da forma do verbo transitivo da palavra para crosta ou pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário