INGREDIENTES:
2,400 kg - 4 Lombos de Bacalhau Dessalgado
( ou 2 kg de Lombos de Bacalhau Salgado e Seco )
1 xícara de leite
4 dentes de alho, cortados em rodelas finas
sal e pimenta do reino a gosto
suco de 1 limão
2 ovos batidos
farinha de rosca (pão ralado) para envolver
2 colheres de sopa (30g) de manteiga de leite
1 ³/4 xícara de azeite extra-virgem
MODO DE PREPARAR:
( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )
Colocar os lombos de bacalhau em um refratário com água a ferver por 5 minutos. Retirar as peles e os espinhas e cortar cada lombo em 2 postas. Em uma travessa, colocar o bacalhau, regar com leite, temperar com alho em rodelas, sal ,pimenta do reino e o suco de limão e deixe de molho por 2 horas.
Pré-aquecer o forno em temperatura média (180°C). Escorrer as postas de bacalhau, reservando o leite. Passar nos ovos batidos e, em seguida na farinha de rosca, procurando envolvê-los por completo. Distribuir as postas de bacalhau em uma travessa (que possa ser levada ao forno), colocando sobre cada um deles um pedacinho de manteiga.
Regar com um pouco de azeite, mas sem cobrir as postas de bacalhau, e com 2 colheres(sopa) do leite reservado.
Levar ao fogo e assar, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da travessa, até o bacalhau ficar bem dourado. Retire do forno e sirva com Batatas a Murro e salada.
Harmonização: Lagar de Darei Branco Grande Escolha - 2008, da região de Dão - Portugal.
Mais sobre o prato...
O bacalhau à Lagareiro tem origem nas Beiras, em Portugal. O seu nome deriva de ser cozinhado em fornos nos lagares de azeite quando se moía a azeitona. Assavam-se batatas e cebolas com casca espetadas num arame penduradas dentro do forno da lenha. Também aí se assava o bacalhau. Juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite acabado de tirar do lagar.
Breve história do bacalhau
Nenhum comentário:
Postar um comentário