Ingredientes:
Para a massa:
- 1/2 litro de leite
- 125 g de manteiga
- 50 g de fermento de pão
- 1 pitada de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 ovos
- 1 kg de farinha
Para o recheio:- 3 dentes de alho
- 1 cebola roxa
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 lingüiça
- 4 colheres de sopa de farinha de rosca
Para a cobertura:- 2 gemas de ovo
- sementes de gergelim branca e preta
- cominho
Modo de Preparo:
Dissolva o fermento em metade da quantidade do leite. Adicione o açúcar e o sal e deixe repousar durante 15 minutos. Abra um buraco no centro da farinha e coloque lá dentro a mistura do fermento com o leite, o restante do leite, a manteiga e os dois ovos e amasse muito bem. Deixe repousar durante 30 minutos. Separe a massa em 30 porções iguais e estenda-as de forma a obter o tamanho e forma de um pires.
Prepare o recheio. Esprema os dentes de alho , pique a cebola e corte finamente a lingüiça. Coloque o azeite numa frigideira e salteie a cebola e o alho. Acrescente a lingüiça e continue a saltear. Retire do fogo, adicione a farinha de rosca e misture. Coloque no centro de 15 porções de massa 2 colheres de sopa de recheio e cubra cada uma com outra porção de massa. Coloque os pastéis num tabuleiro untado. Pincele cada um com gema de ovo e polvilhe com sementes de gergelim e cominho. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.
O que é Pirozhki?
Pirozhki (plural de pirozhok, russo : пирожок, пирожки), às vezes transliterado como Piroshki (ou pyrizhky da Ucrânia : пиріжки), é uma palavra genérica para massas(como de empanadas, ou pastéis) assadas ou fritas e recheadas com uma variedade de recheios, inclusive doces.
A versão grega é o piroski (πιροσκί) e é popular em algumas regiões da Grécia influenciadas pela culinária oriental e na maioria das grandes cidades são vendidos como uma espécie de fast food. O piroski grego vem frito e é feito com muitos recheios diferentes.
Na Letônia chama-se pīrāgi (speķa rauši ou, literalmente, "tortas de bacon") são tradicionalmente feitos com recheio de bacon e cebola.
Pirozhki são muito comuns como fast-food também nas ruas da Ásia Central, onde foram introduzidos pelos russos.
Um comentário:
Vou fazer! é meio pão, deve ficar ótimo!
http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com
Postar um comentário