250 g de ricota amassada
100 g de tomate seco
½ xícara (chá) de requeijão
Manjericão fresco a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Processe a ricota, o tomate seco, o requeijão, o manjericão e o sal até que fique homogêneo. Deixe no refrigerador até o momento de servir.
Sirva com torradas, palitos salgados, pães ou legumes em tiras.
Harmonização: combine as cores, este patê fica ótimo acompanhado de um espumante brut rosé!
Falando sobre Patês...
A palavra patê vem do francês pâté. Trata-se de um preparado pastoso, de sabor marcante, que pode ser feito com carne, fígado, carnes defumadas, peixes e outros ingredientes, como queijos e azeitonas. Geralmente são aromatizados com especiarias. Os patês podem ser frios ou quentes e preparados em fôrmas ou assadeiras.
Os patês em sua festa!
O consultor gastronômico Alessandro Nicola sugere cinco tipos de patês, com pelo menos um à base de queijo. Recomenda ainda quatro tipos de acompanhamentos de pães, torradas e bolachinhas de sabor neutro. Frutas secas, como damascos e ameixas, e frutas frescas, como morangos e uvas também combinam.
Para completar a festa, ele sugere mussarela de búfala e bastões de cenoura fresca com molho de azeite, limão, pimenta e sal. Na sobremesa, seguindo a proposta de uma recepção simples e elegante ao mesmo tempo, Nicola recomenda bombons de chocolate.
E atenção com a ambientação, que também contribui, e muito, para o sucesso da festa. Letícia Seglio, da Maruccia Banqueteria, lembra que uma bela toalha, vasos com flores e peças de família conferem um charme especial.
Para organizar uma recepção oferecendo apenas patês, deve-se calcular uma média de 200 gramas por convidado. “Quanto maior o número de pessoas maior deve ser a variedade”. Em uma recepção para dez convidados três tipos de patês são suficientes, além de uma boa variedade de pães e torradas, uma tábua de frios e de camembert ou brie quente com geléia.
Com bons vinhos e variedade de frios para complementar, a festa de patês está feita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário