- 4 alcachofras grandes, cozidas com:
- 1 limão em rodelas
- 2 rodelas de cebola
- 2 folhas de louro
- 1 xicara de vinho branco seco
- sal
Cozinhe as alcachofras, deixe esfriar, retire as folhas do centro e todos os pelos. Reserve.
Recheio de Tomate Seco:
- 50 ml. de azeite de oliva
- 4 dentes de alho, picados
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates grandes, sem peles e sementes, picados
- 30 gr. de tomates secos em tirinhas
- 1 maço de folhas de sálvia em tirinhas
- 1 maço de salsinha picada
- 1 cálice de vinho branco seco
- sal e pimenta
Recheio de Truta Defumada
- 300 gr. de truta defumada picada (reserve algumas tirinhas para decorar)
- 2 alho-porós, aferventados, em rodelas bem finas
- 300 ml. de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de suco de laranja
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 2colheres (sopa) de vinho branco seco
- salsinha picada
- folhinhas de manjericão
- sal e pimenta
Modo de Preparo:
Puxe a cebola e o alho no azeite, junte os tomates e refogue bem. Adicione a sálvia. Acrescente o vinho branco e cozinhe até evaporar. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a salsinha. Recheie as alcachofras cuidadosamente. Na hora de servir, aqueça as alcachofras, regue com um pouco de azeite, polvilhe com salsinha e decore com 1 folhinha de sálvia.
Misture a truta e o alho-poró e regue com o vinho e suco de laranja. Acrescente o creme de leite e a salsinha e o hortelã. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a salsinha. Recheie as alcachofras cuidadosamente. Na hora de servir, polvilhe com salsinha e decore com as tirinhas de truta e manjericão.
Rendimento
4 Porções
Dicas:
A alcachofra é uma flor muito delicada e de sabor
surpreendente. Parte de seu sabor está na base das f
olhas grossas, mas o melhor mesmo é o seu coração, também conhecido com
o fundo de alcachofra.
Para comprar, armazenar e preparar as alcachofras
- Para escolher as alcachofras dê preferência àquelas com pétalas mais firmes, sem manchas e bem agrupadas. Faça o teste, puxe as pétalas e caso saiam com facilidade não compre. As melhores são aquelas de cor verde ou púrpura.
- As alcachofras são muito sensíveis e o mais adequado é consumi-la no mesmo dia da compra. Caso contrário, coloque-as em um jarro com água fresca e deixe até por dois dias. Ou, ainda, guarde na gaveta da geladeira própria para legumes por até três dias. Mas nada mais saboroso do que a alcachofra fresca.
- Uma maneira de ter alcachofra o ano inteiro é congelá-las. Para isso, escolha as mais novas e as menores. Lave-as bem, tire as folhas externas mais duras e cozinhe em uma panela com água e um pouco de suco de limão. Em seguida, deixe esfriar e congele por até três meses.
- Para preparar as alcachofras, corte os talos e as folhas externas mais duras localizadas ao redor da base. Se as folhas forem bem grandes e grossas, corte as pontas com a ajuda de uma tesoura.
- Para cozinhar alcachofras inteiras, corte os talos de modo que elas fiquem pé, arrume-as em uma panela, de preferência as de inox. Cubra com água e junte suco de limão ou vinagre e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol. Cozinhe até que puxando uma pétala ela saia com facilidade. Se preferir, cozinhe no vapor, no microondas ou com molho de tomate, também temperado com azeite de oliva espanhol.
- Para limpar a alcachofra retire o fundo fibroso, com aparência aveludada, mas não comestível.
Para isso, o primeiro passo e tirar as folhas, faça este procedimento com cuidado. Bem no meio, há uma porção de folhas macias de coloração clara segure-as com firmeza e puxe-as de uma vez só. Assim você obterá o fundo da alcachofra, uma parte polpuda e bastante saborosa.
- Tanto o fundo como as folhas da alcachofra podem ser utilizados no preparo de saladas, de molho, de recheios e o ingrediente especial para um delicioso risoto.
- Faça uma simples e sofisticada entrada com alcachofra. Limpe-as e cozinhe em uma panela com bastante água, azeite de oliva espanhol, vinagre e sal. Retire e sirva uma unidade para cada guarnecida com azeite de oliva temperado ou de molho de sua escolha em potinhos individuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário