Ingredientes:
-10g de alho e cebola desitratados
-10g de salsinha desidratada
-10g de pimentão desidratado
-10g de orégano desidratado
-10g de louro
-10g de cebolinha desidratada
-10g de pimenta calabresadesidratada e outras pimentas a gosto
-300ml de vinagrade vinho branco
-600ml de azeite de oliva
Modo de Fazer:
Numa tigela, coloque todos os ingredientes, misture, cubra com plástico filme e leve à geladeira para descansar.
O resultado será melhor após 3 dias de descanso.
Sirva com carnes vermelhas.
Dicas:
A mistura pronta de temperos para o preparo do chimichurri pode ser encontrada em supermecados e casa especializadas.
O molho é tradicional na Argentina e no Uruguay, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.
Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.
De etimologia controversa, alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses que habitavam nas pampas e que acostumavam acompanhar as carnes com molhos a base de curry. Quando solicitavam o molho, o faziam utilizando a expressão inglesa give me the curry (me da o molho) ou misturando o idioma local che mi curry (tche meu molho). E há quem diga que um comerciante britânico conhecido como Jimmy Curry, inventou o molho, e de seu nome surgiu a palavra.
Parece mais provável, a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri , que significa mistura no seu idioma original, e definiria bem o que é realmente um chimichurri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário