Uma ótima pedida para o menu da Páscoa que está chegando, embora aqui a gente faça e ame esse prato o ano inteiro! ;) Esse da foto saiu num almoço de segunda-feira, atendendo o pedido do maridex querido.
Ingredientes:
4 postas de Bacalhau dessalgado
leite o quanto baste
4 batatas médias com casca
6 dentes de alho
sal, alecrim(ou tomilho) e azeite de oliva extra virgem
Modo de Preparo:
Descongele as postas de bacalhau. Numa panela, coloque as postas de bacalhau e cubra com leite. Deixe até ferver em fogo baixo e desligue. Isso dá cremosidade e leveza ao bacalhau.Tire a pele e as espinhas que conseguir, sem desmanchar a posta. Escorra, veja se está bom em termos de sal(se precisar, acerte o sal) e doure as postas com azeite de oliva numa frigideira(uso de ferro). Mais ou menos 2 minutos de cada lado, ou até dourar. Retire e reserve.
Lave as batatas com casca. Faça um corte em forma de cruz na batata, cuidando para não cortá-la até o fim. Ou, fazer pequenos furos também funciona.
Tempere com um pouco de sal, a gosto, e leve-as, em um refratário, ao microondas por 15 minutos, ou até que fiquem macias. Varia conforme a potência do micro e do tamanho das batatas. Retire-as, deixe amornar um pouco e dê um "murro" com a lateral da mão fechada, ou melhor ainda, dê uma sutil amassada na parte que fez o corte em cruz com um amassador de batata ou um martelo de bife. Use a mesma frigideira em que grelhou as postas e, com um pouco de azeite de oliva, doure também as batatas, dos dois lados, cuidando para que não se desmanchem.
Descasque e corte os dentes de alho em lâminas e doure-os em frigideira com azeite de oliva extra-virgem.
Numa travessa refratária, disponha as batatas e as postas de bacalhau, coloque as lâminas de alho sobre elas, regue com um bom azeite de oliva, salpique alecrim ou tomilho e leve ao forno médio por 20 a 30 min.
Sirva a seguir.
* A Garrafa de um bom azeite de oliva e um moedor com sal rosa do Himalaia vão bem à mesa caso alguém queira usar.
Um bom vinho tinto leve, ou um branco expressivo, incluindo vinho verde, acompanha muito bem o prato.
E então é só degustar e curtir o momento!
Beijinhos saborosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário