Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Roast Beef(Rosbife)

Ingredientes:
1 peça de 1Kg de contrafilé ou filé mignon, amarrada para ter o formato característico(como na foto)
25 ml de azeite de oliva extravirgem
25 ml de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto



Modo de Preparo:
Tempere a carne com o sal e a pimenta.
Em fogo forte, aqueça uma panela de ferro e coloque a manteiga e o azeite. Coloque a carne na panela e deixe tostar por 5 minutos de cada lado. O Rosbife deve ficar bem rosa no seu interior, quase cru, e tostado por fora.
Uma boa dica para evitar erros é um termômetro para carnes. Quando inserida a ponteira até o meio da peça, esta deverá marcar entre 60°c/ 63°C. É a temperatura perfeita para um Rosbife perfeito.
Mas na verdade vai depender do gosto de quem prepara...Tem gente que, depois de selar a carne na panela, ainda coloca a peça em forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos, isso depende do gosto mesmo. Então, se preferir mais "bem passado", proceda desta forma, levando ao forno.
Retire a carne da panela e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 15 minutos, pois isto fará com que os sucos da carne se redistribuam.
Fatie a carne não tão grosso e sirva quente ou frio.
E o que sobrar ainda vira lanche para a semana! Fica maravilhoso em sanduíches como o beirute! ;)

Rendimento: serve até 6 pessoas.

Dicas:
Um rosbife pede sempre um molho de acompanhamento. Para um molho rápido e mais que apropriado para seu Rosbife, deglaceie a panela onde o preparou. Você pode fazer isto com vinho ou água quente. Jogue uma taça (aproximadamente)  e raspe o fundo da panela com uma colher, até retirar tudo o que estiver grudado nela. Simples e muito gostoso!

Sobre o ROSBIFE
O termo Rosbife vem do inglês: Roastbeef (roast = assado e beef = carne de vaca). As carnes mais utilizadas para seu preparo são o contrafilé e a maminha da alcatra, embora outros tipos são usados, como o mignon, miolo da alcatra e até posta vermelha.
O "roast beef" , literalmente carne assada, em inglês foi se abrasileirando até se transformar em rosbife, conforme registra o mestre Aurélio. Na Europa, particularmente na Inglaterra, o rosbife está associado ao prato principal do domingo. Na Austrália o rosbife é o prato tradicional servido no jantar de domingo. No Brasil, também é encontrado na forma de embutido de carne bovina, normalmente é a carne usada na receita do beirute.

Ideias de como servir seu Rosbife


Da última vez que fiz aqui em casa, cortei em finas fatias, enrolei e fiz canapés com tzatziki(molho grego de iogurte - receita aqui no blog) e wasabi. Ficou tão bom!!!
Vejam a foto:

Com seu próprio molho

Enroladinho com parma, queijo e manjericão

Frio, em tiras

Num super sanduba!

Com puré(de batatas, ou de mandioca, mandioquinha, cará, cenoura, feijão branco, etc.

Com legumes salteados

Crostini com rosbife e queijo brie

Com salada

No Beirute

Com arroz e molho de queijo

Em rolinhos, recheado de aspargos

Com farofa

Envolto em massa folhada

Com o risotto de sua preferência

No recheio de empanadas e pasteis

Viu como o rosbife é versátil? Há mil maneiras de servir e surpreender os convidados e nunca sobra nadinha! ;)

"A sensação da amizade é semelhante à de se estar confortavelmente cheio de rosbife; o amor, é como estar alegrado pelo champanhe."
(Samuel Johnson)

Um comentário:

Gelato disse...

Boas opções...carne é uma comida que se criar muitos pratos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...