25 ml de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto
Tempere a carne com o sal e a pimenta.
Em fogo forte, aqueça uma panela de ferro e coloque a manteiga e o azeite. Coloque a carne na panela e deixe tostar por 5 minutos de cada lado. O Rosbife deve ficar bem rosa no seu interior, quase cru, e tostado por fora.
Uma boa dica para evitar erros é um termômetro para carnes. Quando inserida a ponteira até o meio da peça, esta deverá marcar entre 60°c/ 63°C. É a temperatura perfeita para um Rosbife perfeito.
Mas na verdade vai depender do gosto de quem prepara...Tem gente que, depois de selar a carne na panela, ainda coloca a peça em forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos, isso depende do gosto mesmo. Então, se preferir mais "bem passado", proceda desta forma, levando ao forno.
Retire a carne da panela e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 15 minutos, pois isto fará com que os sucos da carne se redistribuam.
O termo Rosbife vem do inglês: Roastbeef (roast = assado e beef = carne de vaca). As carnes mais utilizadas para seu preparo são o contrafilé e a maminha da alcatra, embora outros tipos são usados, como o mignon, miolo da alcatra e até posta vermelha.
O "roast beef" , literalmente carne assada, em inglês foi se abrasileirando até se transformar em rosbife, conforme registra o mestre Aurélio. Na Europa, particularmente na Inglaterra, o rosbife está associado ao prato principal do domingo. Na Austrália o rosbife é o prato tradicional servido no jantar de domingo. No Brasil, também é encontrado na forma de embutido de carne bovina, normalmente é a carne usada na receita do beirute.
Da última vez que fiz aqui em casa, cortei em finas fatias, enrolei e fiz canapés com tzatziki(molho grego de iogurte - receita aqui no blog) e wasabi. Ficou tão bom!!!
Vejam a foto:
Um comentário:
Boas opções...carne é uma comida que se criar muitos pratos!!!
Postar um comentário