Ingredientes:
- 1 unidade de coxa e sobrecoxa de marreco
- 300g de gordura de porco
- 100g de sal de cura*
- 2 ramos de tomilho
- 200g de batata inglesa
- 50g de bacon
- 50g de alho com casca
- ½ cebola
- 30g de manteiga
- 30g açúcar mascavo
- 50ml de pol pa de suco de tangerina
- 30ml de água
- 6 folhas de hortelã
- QB sal e pimenta
*Sal de cura
- 50g de sal grosso
- 30g de açúcar mascavo
- 10g de pimenta-do-reino em grão
- 10g zimbro
Modo de Preparo:
Envolva a coxa e sobrecoxa com sal de cura, cubra com o plástico filme e deixe por 3 horas (fora de refrigeração para fazer o processo de cura). Coloque a gordura em uma panela em que a coxa fique submersa. Cozinhe a sobrecoxa submersa nessa gordura por 3 horas, em fogo baixo, pois não pode haver “fervura”. Asse os alhos por 20 minutos em forno à 180°C. Lave e cozinhe as batatas com casca, descasque-as ainda quentes e passe por uma peneira para que fique em consistência de purê. Corte o bacon em tiras e frite. Retire o bacon e reserve a gordura na panela, acrescente o alho já assado e picado, depois a batata já passada pela peneira. Corte as cebolas em tiras finas, refogue na manteiga, acrescente o açúcar mascavo, sal e pimenta-do-reino. Deixe a cebola cozinhar nessa mistura por 10 minutos. Reserve. Dissolva a polpa de tangerina com 30ml de água, leve ao fogo até que reduza pela metade, acrescente as folhas de hortelã picadas, e verifique o sal e a pimenta.
Finalização:
Retire o marreco da gordura, asse à 180°C por 7 minutos. Coloque as gotas de molho de pimenta no prato, a porção de purê, sobre ela o confit de marreco, as cebolas carameladas cobrindo a ponta do osso, e distribua por cima do confit.
Nota: Essa e outras receitas você encontra no site oficial do evento e também no Guia Gastronômico que você adquire indo aos restaurantes participantes.
2 comentários:
Será se essa refeita funciona com frango?
Acredito que possa tranquilamente ser executada com frango, pato... Boa ideia! ;)
Postar um comentário