Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Arancini di Riso
Ingredientes:
500 g de arroz arbóreo (arroz italiano, próprio para risottos) não lavado
150 g de farinha de rosca
2 ovos
50 g de manteiga
60 g de parmesão
salsinha picada
sal e pimenta à gosto
Recheio de Queijo
Cubinhos de queijo de sua preferência
Modo de Preparo:
1. Cozinhe o arroz em 1 litro de água fervente salgada, por 15 minutos, no fogo moderado, mexendo sempre até absorver a água.
2. Tire do fogo e junte rapidamente dois ovos, a manteiga, e o queijo ralado.
3. Leve a esfriar e prepare o recheio.
Recheio de queijo: corte-os em cubos.
Com as mãos úmidas, pegue um pouco do arroz, espalhe na palma da mão, coloque o cubo de queijo e feche o bolinho dando-lhe formato de uma laranjinha.
Passe, então, no ovo batido e na farinha de rosca e leve a fritar em bastante óleo ou azeite.
Arancini di Riso é um bolinho de arroz em formato de laranjinha, típico da Sicília, desde o séc. X.
O nome deriva da forma do alimento e da cor, que é uma reminiscência de uma laranja (em italiano, palavra para laranja é arancia e arancini significa "laranjinhas"). Arancini é masculino plural, o singular é Arancino (ou em siciliano arancinu). Em algumas partes da Sicília, o plural feminino, arancine, é comum.
O Arancini é como um croquete, servido como entrada em diversas regiões do mundo.
A maneira mais simples é recheá-lo com queijo, mas você pode inovar, reinventar, recheando com carne seca ou de sol(desfiada e refogada com cebola e alho, já fiz e fica ótimo!), com peixe(cação ou bacalhau), com frango, etc. No Vêneto, recheado de queijo, ele é chamado de Suppli al Telefono, por causa do fio de queijo que estica quando se morde o bolinho quente.
São irresistíveis!
2 comentários:
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.
Que delícia!! Acho os bolinhos mais gostosos que o risoto, sempre faço quando sobra!
ResponderExcluirbjs
Parabéns! A Italino receita funcionou muito bem, Laura. Eu sou um leitor italiano, agora eu segui-lo.
ResponderExcluir