Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Sopa Creme de Mandioca e Alho Poró
Nem vem de garfo, porque hoje é sopa! :)
Ingredientes:300 g de mandioca cozida
50 g de queijo coalho
1 cebola picada
2 alho poró
20 g de margarina200 ml de creme de leite fresco
200 ml de água
1 tablete caldo de carne
Salsinha a gosto
Modo de Preparo:
1 Refogue a cebola na margarina, junte a mandioca cozida, o caldo de carne, àgua e o creme de leite. Cozinhe até ferver e processe no liquidificador.
2 Junte os cubos de queijo coalho e alho poró fatiado bem fino, salpique a salsinha e sirva! ;)
Dica da Janita: Se quiser que tenha mais cara de "sopa", adicione um pouco de água ou leite à receita e acerte o tempero à gosto. Vai muito bem nesses dias de frio! ;)
A boa e VELHA(e bota velha nisso) SOPA
Pesquisadores, como "Rosario Buonassisi", consideram a sopa como o prato mais antigo do mundo, anterior inclusive ao assado de carnes, pois há indícios dessa refeição antes mesmo da descoberta do fogo. Os alimentos, vegetais e pedaços de carne crua eram triturados em água, há registros arqueológicos de preparo se sopas entre os Anasazi da região do Four Corners(EUA) em cestos de palha vedados com betume, na Anatólia(Turquia)) em potes de cerâmica, na Escócia em estômago de herbívoro (algo similar ao "Haggis" de hoje).
ETIMOLOGIA DA SOPA
A palavra “sopa” tem a sua origem na palavra teutónica suppa, que se refere a um prato medieval (sop) de um estufado espesso que se colocava em fatias de pão.
2 comentários:
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.
Esta sopa deve ficar maravilhosa! Sempre faço sopa de abóbora, mas nunca fiz com alho poró. Fiquei com tanta vontade pela sua foto que vou ter que fazer.
ResponderExcluirBeijos
Oi, querida! Que bacana receber seu comentário! ;) Obrigada!
ResponderExcluirTambém amo sopas, e tem a vantagem de podermos reinventar, criar...E ainda aquece o corpo e a alma! Bom demais, né? ;)
A de abóbora e de batata salsa, adoro fazer com gengibre. Já fizeste? Hummm, fica maravilhoso!
E se tiveres alguma receitinha diferente, manda pra gente também! ;)
Beijos e de novo, obrigada!!!
Janita.