Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Verrine de “Caviar” de Berinjela com Cream Cheese e Parma
Ingredientes:
150 g de cream cheese;
200 ml de azeite de oliva extra-virgem;
2 colheres (café) de extrato de tomate;
12 fatias de presunto de parma bem fininho;
8 dentes de alho
4 berinjelas;
4 cebolas;
1 punhado de tomilho;
sal grosso e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
1 Corte a berinjela em duas partes, no sentido do comprimento; faça cortes superficiais com a ponta de uma faca.
2 Coloque a berinjela em uma assadeira; reserve.
3 Corte a cebola e o alho em pedaços grandes e junte à berinjela; regue com o azeite de oliva (reserve um pouco para a finalização), tempere com o sal grosso e a pimenta.
4 Asse em forno preaquecido, a 200 ºC, por aproximadamente 25 minutos; deixe esfriar.
5 Retire a polpa da berinjela com a ajuda de uma colher.
6 Leve ao processador a berinjela, cebola, alho, extrato de tomate e um pouco do azeite; bata até obter uma mistura homogênea e acerte o tempero.
7 Coloque um pouco do “caviar” nos copinhos. Com a ajuda de um saco de confeiteiro; por cima, ponha um pouco da cream cheese e finalize com a fatia de parma em rosácea; regue com o restante do azeite de oliva e sirva.
Rendimento: 12 porções pequenas.
Detalhe importante: Atenção à temperatura: verrines geladas têm bom desempenho em refeições à mesa, mas não funcionam em festas. Os copinhos ficam mais tempo na bandeja e acabam “suando”. “A não ser que sejam dispostos dentro do gelo, como na foto abaixo. Aí, o suor faz parte da beleza”. Veja essas verrines de sopinha ácida de tomate como ficaram charmosas dentro do gelo:
Harmonização: espumante brut ou extra-brut.
Um comentário:
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.
Vi várias receitas sua no receitas na rede e vim aqui conhecer...nooossaaaa quanta coisa boa....já vou ficar por aqui...
ResponderExcluirdeixo aqui meu convite para conhecer meu cantinho...
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/