Ingredientes:
- 200g de salmão defumado
- 200g de camarão rosa
- 1 abacate firme
- 1 grape fruit
- alguns ramos de dill (endro)
- 2 colheres de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher de vinagre de Xeres
- Pimenta rosa
- Agrião
- Frite os camarões (temperados com sal e pimenta -do-reino) rapidamente numa frigideira untada com um fio de azeite. Reserve e deixe esfriar.
- Descasque os pomelos(grape fruit) e corte em gomos.
- Corte o abacate em cubos pequenos.
- Fatie o salmão defumado e tempere com um pouco de dill, misture os dois.
- Numa taça ou copo, intercale o pomelo, o salmão, o abacate e o camarão.
- Finalize com o vinagre de Xeres, com um bouquet de agrião, a pimenta rosa e raminhos inteiros de dill.
Dica da Janita: Fica gostoso decorar e servir com balsâmico reduzido. Combina muito e dá um toque adocicado maravilhoso que quebra o amargorzinho do pomelo!
Outras sugestões de montagens:
•Camadas de bacalhau desfiado, purê de batata e pesto de azeitonas.
•Creme azedo, o sour-cream, ou mascarpone, salmão defumado e endro.
•Creme de abóbora e carne de sol.
•Creme de pêra caramelado, gorgonzola e rúcula à julienne.
Outras sugestões de montagens:
•Camadas de bacalhau desfiado, purê de batata e pesto de azeitonas.
•Creme azedo, o sour-cream, ou mascarpone, salmão defumado e endro.
•Creme de abóbora e carne de sol.
•Creme de pêra caramelado, gorgonzola e rúcula à julienne.
Harmonização: sirva com um bom espumante brut rosé, pois harmoniza no sabor e na cor! ;)
O Pomelo ou Grape Fruit
Uma laranja maior e mais amarga do que aquela que diariamente conhecemos: eis o pomelo, palavra que, em português e espanhol, designa a fruta também conhecida, em inglês, como “grapefruit”.
Trata-se em tudo de um laranjão, legítimo representante do gênero citrus: não apenas na textura e na coloração da casca, na organização em gomos da polpa, na suculência azeda que toma conta da boca, mas também nas propriedades do alimento. É rico exatamente nas mesmas vitaminas e, não bastasse isso, também das folhas são extraídos os mesmos óleos utilizados na medicina caseira. As árvores onde nascem os pomelos também são extremamente semelhantes às laranjeiras e a flor também pode ser comparada a uma flor de laranjeira, apenas maior e menos perfumada.
Das frutas de sua famosa família – que é a mesma de todas as laranjas – o pomelo ou “grapefruit” é talvez a menos conhecida e menos apreciada pelos brasileiros. E não é fácil encontrar uma explicação para isso. Em outros recantos do planeta, nos dois hemisférios, da Índia aos Estados Unidos, passando por Israel, e mesmo em países vizinhos, como a Argentina, a fruta é extremamente valorizada, sobretudo no preparo de sucos e refrescos em geral, naturais ou industrializados.
Sendo o Brasil o principal produtor mundial de laranjas, surpreende a pouca atenção que seus habitantes dedicam ao pomelo. É indubitável o fato de ser uma fruta que dá lucros: a indústria de sucos e refrigerantes sabe aproveitá-la talvez como nenhuma outra fruta. Concordando com a maioria dos brasileiros, entretanto, costumam estar os mestres-cucas, que pouco o empregam na culinária.
A Flórida, na costa oriental dos EUA, é responsável por metade da produção mundial da fruta, arrebanhando também a maior parcela dos lucros provenientes da comercialização, além de ser o principal consumidor. Naquele país, a produção de pomelo iniciou-se nos idos de 1880, muito antes, portanto, dos poucos brasileiros, que apenas recentemente começaram a se atrever em seu cultivo.
Quanto à origem da planta, acredita-se que seja a mesma das demais laranjas, ou seja, proveniente da Ásia, mais especificamente do arquipélago malaio
Chegando aos 20 cm de diâmetro, o pomelo é um dos maiores frutos cítricos que existem, se não o maior. A coloração da casca varia entre perfeitamente amarela e um amerelo um pouco mais róseo. Neste último caso, a polpa é mais escura e avermelhada, um pouco mais doce.
Fonte: Livro Brasil Frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.