Ingredientes:
- 2 xícaras de leite
- 200g de manteiga
- 500g de polvilho doce
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 3 ovos
- 200g de queijo ralado (parmesão, prato, Minas meia cura)
Modo de Preparo:
Leve o leite e a manteiga e ao fogo até ferver. Numa tigela grande, misture o polvilho e o sal.
Despeje o leite fervente sobre o polvilho, misturando com um garfo até formar uma massa pastosa. Deixe amornar.
Acrescente os ovos, um a um, misturando muito bem para incorporar totalmente cada ovo antes da próxima adição. Pode fazer isso com uma colher de pau, batedeira em velocidade baixa ou com a mão mesmo. Junte o queijo ralado e misture bem. Nesse ponto, a massa vai estar pegajosa e meio molenga. Obs: Se quiser enrolar bolinhas para assar no forno, deixe a massa na geladeira por uma ou duas horas para firmar.
Aqueça a máquina de waffle, coloque 2 colheres de sopa da massa na máquina, feche, e deixe assar até dourar (uns 5 minutos).
Sirva ainda quentinho, porque depois que esfria, fica meio duro, como todo pão de queijo...
Origem do Waffle
Wafel (do holandês) ou Waffle (também chamado Gofre ou Goffre em Portugal) é um tipo de massa de origem belga, que consiste em uma massa de farinha e ovos prensada em um ferro que imprime texturas sobre a massa.
Tem origem na Idade Média, quando era usado nas igrejas como hóstia. Normalmente a imagem impressa era algum brasão ou figura relacionada ao Cristianismo. Em países como o Brasil, é comum a produção e o consumo dos biscoitos inspirados no wafel original. Estes biscoitos, chamados de wafer consistem em três ou quatro placas de wafel que prensam uma massa cremosa, normalmente dechocolate ou de frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.