Ingredientes:
Gigot:
- 1 pernil de cordeiro de mais ou menos 1.800 kg
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (café) de pimenta do reino branca, moída
- ½ colher (café) de tomilho em pó
- 8 dentes de alho
- 1 farta colher (sopa) de manteiga
Feijão branco:
- 500g de feijão branco escolhido e lavado
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande picada
- ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 4 tomates sem peles e sem sementes, cortados em quadrados de 1 cm
- 1 dente de alho picado
- Sal e pimenta do reino branca moída a gosto
Modo de Preparo:
Gigot:
Limpe bem o pernil, retirando excessos de gordura e sebo. Retire também a glândula que fica na parte de trás, perto do joelho. É mais fácil pedir ao açougueiro que tire essa glândula, que dá um gosto forte a carne. Misture o sal, a pimenta e o tomilho. Corte os dentes de alho em tirinhas finas. Com uma faca fina e afiada, faça pequenas incisões no pernil e vá colocando as tirinhas de alho. Esfregue muito bem a mistura de sal, pimenta e tomilho. Esquente o forno. Fogo médio (entre 180 a 200ºC). Unte o pernil com a manteiga. Coloque o pernil na assadeira, de preferência sobre uma grelha e leve ao forno por 1 hora, para conseguir um pernil mal passado.
Feijão branco:
Coloque o feijão de molho e deixe por várias horas. Pode-se colocar de molho na véspera. Cozinhe até que ele fique macio, perto de 1 ½ a 2 horas, dependendo da qualidade do feijão. Esgote e reserve. Esquente 2 colheres de manteiga numa panela e frite rapidamente a cebola picada em fogo médio, até ficar transparente, mas sem mudar de cor. Acrescente o vinho e deixe reduzir até que sobrem apenas duas colheres de sopa de líquido. Junte os tomates, baixe o fogo, salgue e apimente e coloque o alho. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Acrescente o feijão e a manteiga restante, misture bem e deixe por mais 5 minutos no fogo. Verifique o tempero.
Modo de servir:
Retire o pernil do forno e coloque numa travessa pré-aquecida.
É bom também providenciar pratos quentes para servir o cordeiro. Coe e coloque o suco do assado numa molheira, ao lado. Sirva o feijão branco numa travessa separada ou sob o pernil, como na foto.
Corte o pernil em fatias finas, à mesa.
Rendimento: 4 a 6 porções.
Dica: para se conseguir um pernil mal passado, contar 20 minutos por cada ½ kg. Para um pernil ao ponto, ½ hora para cada ½ kg.
Mais sobre o Gigot d'agneau
O gigot d’agneau, o pernil do cordeiro, é um dos prato símbolos da cozinha francesa, o prato do domingo nos almoços de família ou nos jantares íntimos entre amigos. Uns gostam dele perfumado com alho, e neste caso o alho é introduzido em pedaços no interior do pernil, outros consideram que este condimento anula o gosto da carne. Estes últimos o preparam com sal, pimenta do reino e alguns galhinhos de tomilho.
Ele deve ser servido dourado e crocante por fora e rosa no interior.
Como pedir este prato nos restaurantes?
Alguns restaurantes preparam as fatias do gigot grelhadas ou fritas. Esta não é a maneira correta de prepara-lo. Ele deve ser assado inteiro e apresentado ao cliente para que ele escolha ou as partes douradas ou as mais cruas. O acompanhamento será sempre batatas fritas ou em purée, feijão branco ou meio esverdeado – os flageolets – e uma salada de alface.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.