Ingredientes:
200g de tomate cereja
200ml de azeite
4 pães tipo ciabata
100g de presunto parma
300g de Queijo Fontina cortado em fatias
Folhas de manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200ml de azeite
4 pães tipo ciabata
100g de presunto parma
300g de Queijo Fontina cortado em fatias
Folhas de manjericão fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo da Entrada:
Lave bem os tomates e corte-os ao meio e tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Coloque-os em um refratário com o azeite e as folhas de manjericão e leve ao forno baixo por aproximadamente 15 minutos. Retire e reserve. Corte as tampas da ciabata e passe um pouco do azeite do cozimento do tomate. Coloque-as em uma frigideira bem quente e deixe até dourar ligeiramente sua superfície. Arrume as fatias de presunto e, por cima, as fatias de queijo Fontina. Finalize com os tomates e sirva imediatamente.Rendimento: 4 porções.
Harmonização: um bom cabernet sauvignon.
O que é Queijo Fontina?
Fontina é um queijo de origem italiana.
O queijo Fontina derrete-se facilmente quando colocado sobre algo quente, à semelhança do queijo Mozzarella. O seu sabor é intenso e a sua consistência um pouco dura.
O Queijo Fontina é um produto com "Denominação de Origem Protegida" (DOP) reconhecida a nível europeu graças à qualidade de sua produção confirmada por documentos antigos. O Queijo Fontina é produzido apenas no Vale de Aosta, onde, devido à barreira natural dos Alpes, o clima de verão é seco: isso permite o crescimento de uma flora rica, composta de essências preciosas. O Queijo Fontina é feito de um leite rico em vitaminas, aromas naturais, sem acrescentar nem tirar nada. Prove uma fatia de queijo Fontina e você vai aproveitar o melhor do Vale de Aosta.
A preparação do queijo Fontina é uma herança que foi transmitida por séculos. É exclusivamente produzido com leite integral, não pasteurizado, de bovinos da raça Aosta Valley. O Queijo Fontina foi um dos primeiros queijo a ser qualificado como "Dop".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.