Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

La bûche de Noël(Tronco natalino)


Doce lindo, típico francês, sempre presente nas ceias natalinas de lá e que faz sucesso também por aqui. ;)
Esse bolo simboliza os troncos que queimavam nas lareiras antigamente, cerimonial cuja origem  remonta às celebrações pagãs, que faziam do fogo produzido pelo tronco uma homenagem ao Sol.
Ingredientes:
Para a massa:
60g de manteiga
160g de farinha
1 pitada de sal
8 ovos
1 envelope de vanilla
160g de açúcar
Para o creme:
50g de cacau em pó
70g de farinha
500ml de leite
6 gemas
1 Vanilla
180g de açúcar
Para o creme ganache50g de manteiga
400g de chocolate amargo (70% cacau)
400ml de creme de leite
Modo de Preparo:
Preparo da massa:
Bata o açúcar e as gemas até ficar bem cremoso. Junte a farinha e as claras em neve, por fim acrescente manteiga. Envolva tudo delicadamente e coloque em uma forma forrada com papel manteiga untada e polvilhada com margarina Puro Sabor. Leve ao forno 180ºC por 15 minutos.
Preparo do creme:
Misture a farinha, o leite, as gemas, o açúcar e a vanilla. Na sequência leve ao fogo, sem parar de mexer, até a composição ganhar a consistência de creme. No final adicione o cacau.
Montagem:
Recheie a massa com o creme já morno, espalhando por toda a sua superfície. Enrole cuidadosamente o bolo, embrulhe em papel manteiga e coloque-o na geladeira por aproximadamente uma hora. Neste intervalo, prepare o creme ganache.
Preparo do creme ganache:
Coloque os ingredientes em banho-maria, vá mexendo até derreter e formar uma massa homogênea e lisa. Deixe gelar e, na sequência, bata em uma batedeira para dar cremosidade.
Quando o rolo esfriar, retire o papel vegetal, coloque em uma bandeja ou em um prato, corte as duas extremidades do rolo e reserve-as. Cubra totalmente o bolo com o creme ganache e depois junte o creme nas duas extremidades cortada anteriormente, colocando um pedaço do bolo em cima do outro lado, dando a forma característica de um tronco.
Cubra a superfície e as laterais com o creme ganache e deixe bem visível as partes cortadas na forma de espiral, que representam o ponto de corte do tronco de uma árvore. Agora, com um garfo, faça linhas de uma extremidade a outra para simular a casca do tronco.
Coloque o creme ganache em um saco confeiteiro e forme pequenas rosetas de creme ao redor do bolo.
Para finalizar, enfeite o tronco natalino com flor, merengue, marzipã de folhas e tudo que a sua imaginação sugerir.

Curiosidades sobre este doce:
Reza a tradição, que durante a véspera de Natal, as pessoas busquem uma grande tora de madeira, chamado lenho de Natal (bûche de Noël), levando-a para casa com grande cerimônia. Na noite de Natal, o dono da casa ateava-lhe fogo recitando preces. A prática do século XII, prevalecia na maioridade dos países europeus até o último quarto do século XIX, quando o grande lenho foi substituido por um de menores proporções, geralmente enfeitado com velas e folhagens, era colocado no centro da mesa como ornamento de Natal.
Hoje, a bûche de Noël é um tradicional e delicioso bolo enrolado, recheado com creme de manteiga e de confeiteiro aromatizado com essências diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.