Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Caesar Salad



Ingredientes:



Para os croutons:

2 dente de alho

Uma pitada de sal

3 colheres de sopa de azeite virgem

2 xícaras de baguette francês fatias cortadas em cubos de 1 / 2 polegada (pão branco funciona também)

Para a salada:

1 ovo grande

1 colher de molho de inglês

3 colheres de sopa de sumo de limão fresco

1/2 dente de alho, esmagado

1 pitada de sal

1 / 2 colher de chá de pimenta do reino

1 - 1 / 2 colhere de chá de pasta de anchova ou 4 anchovas

1 colher de chá alcaparras

1 colher de chá de mostarda Dijon

1 / 3 xícara de azeite virgem

2 cabeças médias de alface romana - desfolhada

1 / 3 xícara de queijo parmesão - ralado

Ingredientes para Preparar:

Os croutons - Aqueça o forno a 350 graus. Esmagar o alho com o lado de uma faca de chef (muito cuidado) ou com um espremedor de alho. Divida o baguette e corta o em meia polegada em cubos. Reserve

Preparar a salada - Também esmage o alho. Se você estiver usando anchovas de lata , tire uma ou duas , uma e 1 / 2 colhere de chá de molho de inglês. Rale o queijo parmesão. Reserve.



Modo de Preparo:
Croutons - Misture o alho, azeite, sal e cubos de pão em uma tigela. Misture até que os cubos fiquem revestidos uniformemente. Espalhe os cubos revestidos em uma assadeira e asse até os croutons ficarem dourados. Isso deve levar cerca de 10 minutos.

Para fazer a salada - Leve uma panela de água para ferver , adicione o ovo e cozinhe por apenas 45 segundos .... Não mais.  Retire do fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso, misture o molho inglês, o suco de limão, alho sal e pimenta, anchovas, alcaparras e mostarda em uma tigela. Descasque os  ovos e adicione a estes ingredientes. Bata até ficar homogêneo.

Agora, a parte complicada: Lentamente, adicione o óleo em um fluxo constante, enquanto constantemente bater novamente até ficar homogêneo. Motivo: se você adicionar o óleo muito rapidamente, ele ficara separado do molho.



Para servir:

Rasgue a alface em pedaços 02/01 polegadas e adicione em um recipiente grande (de madeira, se tiver um). Adicione metade do molho, misture, adicione o restante molho, queijo parmesão e croutons e misture novamente. Sirva em pratos refrigerados.



* Croûton (do francês croûte, "crosta") é um pequeno pedaço de pão, frito ou assado com óleo ou manteiga, utilizado para acompanhar sopas ou saladas.


Sobre a Salada Caesar


Caesar salad, conhecida em Portugal e no Brasil como salada César, é uma variante de salada realizada com alface romana e croûtons temperados com azeite de olivaovosuco de limãomolho inglês e pimenta preta. O inventor dessa salada foi César Cardini.

Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada resultou premiada.
Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiana.
Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.
Como aponta Julia Child em seu livro (Da cozinha de Julia Child), a receita original não leva anchovas e sim molho Worcestershire (molho inglês fermentado à base de anchovas). A alface é romana e não americana; além disso, deve ser servida inteira para que se possa pegar na base e levá-la à boca.
Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.