Ingredientes:
1 couve-flor separada em buquês
1 cebola picada
1 cebola picada
3 batatas medianas
500 ml de água
1 l de leite
Sal a gosto ou 1 cubo de caldo de galinha
500 ml de água
1 l de leite
Sal a gosto ou 1 cubo de caldo de galinha
1 colher de manteiga
Noz-Moscada
Pimenta-do reino a gosto
Azeite perfumado com trufas
Queijo parmesão ralado
Cebolinha e/ou salsinha para decorar
Noz-Moscada
Pimenta-do reino a gosto
Azeite perfumado com trufas
Queijo parmesão ralado
Cebolinha e/ou salsinha para decorar
\Modo de Preparo:
Em uma panela, cozinhar a couve flor, as batatas e a cebola na água com metade do leite. Depois que estiverem macias, acrescente a manteiga, desligar o fogo e temperar. Bater no liquidificador e levar de volta à panela para aquecer e corrigir o tempero se preciso for, acrescentando mais leite se for necessário. No momento de servir, pingar gotas de azeite de oliva trufado e acrescentar queijo ralado e cebolinha e/ou salsinha picada.
Obs: No verão, a sopa pode ser servida fria.
Rendimento - 5 pratos.
Origem do Creme Du Barry
Criada na França do século XVIII, essa sopa creme (não confundir com velouté) recebeu o nome de uma das amantes de Luis XV, rei do país entre 1715 e 1774. Era comum na época batizar novos pratos com nomes de personalidades da corte. A sopa era realmente a favorita de Madame Du Barry.
Na verdade, seu nome era Jeanne Bécu. Era uma menina de origem humilde, mas tão bela, que foi apresentada ao rei, aos 19 anos, que se apaixonou e lhe concedeu o título de Condessa para que pudesse ser sua amante oficial – sim, era preciso um título de nobreza para isso!
A bela condessa teve um fim trágico, sendo guilhotinada juntamente com muitos outros aristocratas durante a Revolução Francesa, mas esta e outras receitas com o nome “Du Barry” continuam fazendo sucesso na França e nos mais variados cantos do mundo.
O termo “du Barry” é associado até hoje a este e outros pratos franceses à base de couve-flor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.