Cantinho para desbravar, curtir, experimentar e criar momentos de puro prazer e alegria. Envolve amor, partilha, dedicação e magia. Remete a sabores e aromas de infância, de viagens, lugares, encontros e situações que fizeram a vida ainda mais especial. Para levar também você a descobrir novas sensações e despertar o chef que há em você. Sim, todos sabemos ser grandes chefs quando colocamos o amor nas panelas! Divirta-se!
Páginas
▼
terça-feira, 1 de junho de 2010
Pannacotta com Calda de Morango
Ingredientes:
1 xícara e meia de chá de leite
1 lata de creme de leite
Meia xícara de chá de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
1 colher de água de rosas
Calda:
15 morangos bem picados
3 colheres de sopa de açúcar
Dica: Pode-se substituir os morangos por um mix de frutas vermelhas, fica ótimo!
Modo de Preparo:
Aqueça bem o leite com o creme de leite e o açúcar em uma panela. Desligue o fogo e misture a essência de baunilha. Reserve. Em outra panela, dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de água fria e leve ao fogo baixo até dissolver. Em seguida, misture ao creme reservado, passe para as forminhas levemente untadas com óleo e leve à geladeira. Em uma panela, misture os ingredientes da calda e deixe dissolver a gosto, acrescentando água quando necessário para que a mistura não se transforme em geléia. Leve a calda à geladeira e despeje-a sobre o pudim no momento de servir.
O que é Pannacotta?
Pannacotta significa “creme cozido” em português e é um doce tradicional do Piemonte - Itália.
Embora tenha se tornado famosa no Norte da Itália, a origem dessa sobremesa é incerta. A principal versão, no entanto, dá conta de que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe - berço do Barolo e do Barbaresco. A receita original da pannacotta é aromatizada apenas com baunilha, mas algumas receitas regionais incluem rum ou Marsala (vinho fortificado siciliano) no creme que forma o pudim. No Piemonte, o doce pode ir `a mesa puro ou, como é comum nos restaurantes, com calda de frutas.
De certa forma, a pannacotta pode ser vista hoje mais como uma técnica do que como um doce específico, já que vem servindo de base para que chefs do mundo todo criem sobremesas que fogem bastante da receita tradicional italiana.
Você pode servir esta sobremesa de diversas formas. Veja algumas sugestões nas fotos abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.