Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Massa básica para Macarrão

Ingredientes:
500g de sêmola de trigo duro + um pouco para manipulação;
4 ovos;
1 pitada de sal(opcional)
água

Modo de preparo:

1. Forme um montinho com a farinha em uma superfície lisa e faça um furo no meio. Quebre os ovos sobre o furo, para misturar bem os ingredientes. Sove bem a massa com as mãos, acrescentando a água aos poucos. A textura deve ser quase seca, porém firme e encorpada. Caso necessário, acrescente um pouquinho de água ou de sêmola, e volte a sovar até alcançar o ponto.
2. Depois de sovar bem por 15 minutos, deixe a massa descansar por outros 30 minutos, cobrindo-a com plástico filme ou um pano seco.
3. Separe a massa em bolinhas do tamanho do punho. Passe cada uma pela máquina de massa, atento à espessura do macarrão que quer fazer. Passe várias vezes até chegar à espessura desejada. 
Se preferir, use um rolo de macarrão sobre uma mesa bem firme e lisa, polvilhando a superfície com um pouco de farinha. Abra a massa bem fininha e corte, com faca ou carretilha, tiras como desejar.
O macarrão e os formatos sem recheio podem ser cozidos imediatamente ou colocados para secar por até 30 minutos antes do cozimento. Se a massa estiver pegajosa, uma boa idéia é deixá-la secar sobre panos de prato limpos. Pendure o macarrão num secador de massa ou jogue um pouco de farinha de trigo por cima e junte-os formando ninhos.
Se quiser congelar, depois que a massa secou (no varal), coloque as tiras esticadas em uma assadeira, e faça camadas intercalando tiras de massa e pano seco. A cada camada de massa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Leve ao congelador. Depois de congelada a massa, retire-a da assadeira e separe-a em porções embalando em papel filme.

*Cozinhe a massa em água abundante e fervente. Ela leva de 2 a 3 minutos para cozinhar. Reserve e sirva com molho de sua preferência.

Rende de 3 a 4 porções.

Dicas:
A sova faz com que as ligas de glúten e a massa ganhem a elasticidade correta. O trigo precisa não apenas de e força, mas também de tempo.
Para massas longas agrupe-as em ninhos, para isso espalhe bastante farinha de trigo em uma superfície plana e faça montinhos “ninhos” isso vai impedir que elas grudem uma nas outras.
Uma máquina de massa facilita a vida do cozinheiro, mas, na falta dela, o rolo de macarrão resolve o problema.
Na hora de calcular quanto de massa fazer para cada pessoa, calcule 100 g de massa crua por pessoa, pois a massa duplica de peso depois de cozida e essa quantidade passará a ser 200g.
Para cada 100 g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água fervente para cozinhar.
O sal deve ser adicionado na água somente depois que estiver fervendo para não demorar mais tempo para atingir o ponto de fervura. Para cada litro de água, use 10 g de sal.
A massa sempre deve ser servida, logo após o cozimento, ao não ser que ela vai ser usada no preparo de saladas que exige resfriamento.
Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.